Rio ganha viveiro de árvores urbanas com capacidade para produzir dez mil mudas ao ano

O diferencial do viveiro será o cultivo de mudas de alto padrão, grandes, e que se destacam na paisagem, entre elas o pau-brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O viveiro Árvores do Amanhã - Andrea Nestrea / Divulgação

A cidade do Rio está ganhando seu primeiro viveiro de árvores urbanas, que fica numa área de 15 mil metros quadrados da Fazenda Modelo, em Guaratiba. A ideia é produzir dez mil mudas por ano para serem usadas na arborização do município, que atualmente compra espécies de São Paulo e Minas Gerais.

Parceria entre a Fundação Parques e Jardins, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a empresa Farm, o viveiro Árvores do Amanha foi desenvolvido com base no Plano Diretor de Arborização Urbana para diminuir a desigualdade ambiental na cidade com baixo custo. Foram identificadas áreas, principalmente nas zonas Norte e Oeste, que devem receber a maior parte das mudas.

O projeto foi idealizado pelo corpo técnico da fundação e um de seus pilares é trabalhar com a circularidade: o resíduo da poda de árvores abastecerá a compostagem do viveiro. O material será adubo orgânico para fertilizar o solo das novas mudas.

Um diferencial do viveiro será o cultivo de mudas de alto padrão, grandes, e que se destacam na paisagem, entre elas pau-brasil, pau-ferro, sibipiruna, escumilha, paineira, ingá, mangueira, oiti, jequitibás, ipês e palmeira-imperial. Além de preservar o meio ambiente, o projeto pode melhorar a saúde da população. Segundo pesquisas, morar em locais arborizados reduz em 36% o risco de desenvolver depressão e doenças cardíacas e do sistema circulatório.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio ganha viveiro de árvores urbanas com capacidade para produzir dez mil mudas ao ano
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui