Rio Gastronomia 2015 no Jockey – um programa imperdível!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Tatame

Eu não poderia me considerar uma foodie se não tivesse já dado uma boa espiada – já no primeiro dia de evento – no Rio Gastronomia desse ano… Aproveitei o fim da tarde de sexta feira que ficou livre e me mandei para o Jockey para conferir as novidades de foodtrucks e quiosques de grandes restaurantes cariocas que ali estariam expostos em um espaço destinado aos amantes de uma boa comida, como eu. Cheguei por volta das 17h, uma hora após a abertura do evento, consegui circular livremente, ver todos os cardápios possíveis e escolher tranquilamente minhas gostosuras.

Sudtruck

IMG_0818

Advertisement

Feira da Cachaça

Avistei alguns dos grandes chefs do evento circulando nas redondezas de seus quiosques, Pedro de Artagão, do meu amado Irajá (Botafogo) e Formidable (Leblon), Roberta Sudbrack – que estava ela mesma servindo os seus famosos SudDogs em seu Sudtruck – e Nanda Delamare, do Gula Gula, estreando o novíssimo e charmosíssimo foodtruck. O espaço criado para o evento, com uma vista incrível do Cristo Redentor, ficou bem interessante, com opções de mesas com cadeiras, mesinhas baixas, para sentar na grama e ainda espreguiçadeiras . Além dos quiosques e foodtrucks, ainda há espaços reservados para produtores locais, na Feira dos Sabores, e para cachaças artesanais, na Feira da Cachaça, para os amantes do destilado, além de uma lojinha com alguns utensílios culinários e também para piqueniques, a atual onda do momento – e confesso que me acabei por lá!

Mesinhas no Rio Gastronomia

Dentre as inúmeras opções disponíveis – Gero, Pomar Orgânico, Laguiole, Sawasdee, Entretapas, Aconchego Carioca (aaahh o bolinho de feijoada…), além dos foodtrucks Larica, Delphina, Moa (uma adaptação de uma caçamba de um carro retrô para servir os chopps da cerveja artesanal), dentre outros –, para começar, decidi prestigiar o Gula Gula Sobre Rodas, comandado pela fofíssima Estela Carrara, com quem já tinha tido a honra de ter uma aula deliciosa no Prosa na Cozinha (falarei do Prosa em outro momento – esse aí merece um post exclusivo…). Algumas opções já conhecidas do cardápio do restaurante, em versão menor, mas não menos saborosas, acabei ficando com o quiche de brie com damasco.

bolo de chocolate com calda de baunilha do Irajá

IMG_0843

IMG_0840

IMG_0839

IMG_0835

Continuei minha orgia gastronômica no quiosque em frente, do Irajá, que oferece a opção de um combo que inclui todos os pratos do cardápio (alguns dos mais tradicionais do restaurante), muito bem servidos e com um preço bem justo, eu diria: pão de queijo de tapioca com molhinho de damasco, cuca de fubá com costela, arroz de moquequinha e o famoso e delicioso bolo de chocolate com calda de baunilha. Para quem ainda não conhece a matriz, vale muito a pena conhecer o quiosque e se apaixonar por essas delícias – com certeza terá vontade de visitar o endereço na Rua Conde de Irajá.

vinho rosé geladinho

O Deli Delícia, delicatessen localizada em Botafogo e agora com filial na Barra, também tem um quiosque (na verdade, 2), em que são oferecidos petiscos, além de uma interessante carta de vinhos para serem degustados ali mesmo. Aproveitando o clima agradável, nada melhor do que um vinho rosé geladinho para jogar conversa fora numa sexta feira, em um “jardim” com uma vista daquelas…

IMG_0826

Há também ainda uma intensa programação de aulas lideradas por muitos dos chefs ali presentes – com inscrições já encerradas infelizmente -, além de um show diário, no final do dia (confira a programação no site). Nesta semana, o evento começa já na quinta feira (27/08), terminando no domingo (30/08) – com a abertura dos portões na quinta e na sexta às 16h e no fim de semana, às 12h.

IMG_0821

Super recomendo o programa, vá sem pressa e vá cedo se não curte filas – enche bastante a partir das 19/20h (pelo menos na sexta feira). É uma ótima oportunidade de fazer um programa diferente e conhecer um pouquinho do que a gastronomia carioca tem a nos oferecer! 😉

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio Gastronomia 2015 no Jockey – um programa imperdível!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui