Rio implanta ‘Sistema Mapa do Centro Cirúrgico’, plataforma de gestão de cirurgias da rede SUS da capital

Pela plataforma, que é de uso obrigatório para toda a rede SUS do Rio, cada unidade deverá registrar os procedimentos de emergência, agendados ou eletivos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Maurício Bazilio/Secretaria de Estado de Saúde

A prefeitura do Rio de Janeiro está implantando a ferramenta “Sistema Mapa do Centro Cirúrgico” para realizar a gestão das salas de cirurgia de hospitais públicos de todo a capital fluminenses, incluindo as unidades estaduais, federais e conveniadas. O Sistema, que funcionará em tempo real, foi elaborado para maximizar a capacidade de procedimentos cirúrgicos no município e permitir a abertura de novas vagas, caso seja necessário.

Pelo “Sistema Mapa do Centro Cirúrgico”, que é de uso obrigatório para toda a rede SUS do Rio, cada unidade deverá registrar os procedimentos de emergência, agendados ou eletivos. Com isso, os gestores terão um melhor controle da capacidade instalada da rede, verificando se o número de cirurgias realizadas diariamente em cada unidade hospitalar é compatível com a capacidade dos seus centros cirúrgicos e recursos.

A plataforma também poderá ser útil em caso de realização de uma auditoria, que ocorrerá em razão de discrepância no cruzamento mensal dos dados informados na plataforma e nos informados ao Ministério da Saúde. O “Sistema Mapa do Centro Cirúrgico” também poderá servir como ferramenta para a prestação de contas das unidades hospitalares ao SUS.

Segundo a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, o ano de 2022 registrou um aumento de 53% de procedimentos cirúrgicos em comparação a 2021, quando os procedimentos eletivos foram suspensos em razão da pandemia. Nos quatro primeiros meses do ano, foram realizadas quase 80 mil cirurgias na rede SUS da cidade.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio implanta 'Sistema Mapa do Centro Cirúrgico', plataforma de gestão de cirurgias da rede SUS da capital
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui