Rio inaugura centro cirúrgico com mil vagas para castração gratuita de cães e gatos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, inaugurou nesta semana um centro cirúrgico com mil vagas para castração gratuita de cães e gatos. A unidade integra a estrutura da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa), que disponibiliza mais de mil castrações mensais no Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV), em São Cristóvão, na Zona Norte da cidade.

Por enquanto, os atendimentos devem ser solicitados de forma presencial. Cada pessoa tem direito a inscrever três animais. Em breve, haverá a Subvisa implantará sistema de marcação on-line para as duas unidades.

Esse centro era uma solicitação dos moradores da Zona Oeste, onde temos a maior população de cães e gatos da cidade. Estamos dando mais um importante passo à frente no cuidado com os animais. Aumentamos muito a oferta das castrações que, na gestão passada, não passavam de 3,5 mil ao ano“, afirmou o prefeito Marcelo Crivella na inauguração do novo centro cirúrgico.

No novo centro cirúrgico, cães e gatos receberão anestesia inalatória e terão um local específico para o pré e o pós-operatório.

Advertisement

A castração faz parte das ações de prevenção de riscos à saúde pública. Ela diminui a ansiedade e o estresse nos animais, contribuindo para a redução de doenças graves, como o câncer e a esporotricose. Esta cirurgia permite mais tempo de vida a cães e gatos, menos gastos para seus donos e economias com ações de políticas públicas, em um ciclo que traz ganhos expressivos para todos. Com a ampliação de vagas, até o fim do ano vamos castrar cerca de dez mil animais, mais do que os 9.215 castrados em dois anos e meio“, adianta a médica-veterinária Márcia Rolim, à frente da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses que é vinculada à Secretaria municipal de Saúde.

De acordo com a prefeitura, desde o dia 1º de julho, o número de castrações mensais gratuitas em cães e gatos no Rio triplicou, passando de 400 para 1.200. E as cirurgias, que já aconteciam de segunda a sexta-feira no IJV, em São Cristóvão, passaram a ser feitas também aos sábados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio inaugura centro cirúrgico com mil vagas para castração gratuita de cães e gatos
Advertisement

33 COMENTÁRIOS

  1. Preciso urgente de vagas estou agora com 12 gatos, sendo 8 filhotes de 1 mês e meio, estou tentando doar mais não estou conseguindo!
    Tenho 2 fêmeas e um macho que necessitam ser castrados a outra fêmea e estéril ! Me ajudem por favor !
    Como faço pra marcar?

  2. Gostaria do endereço tenho dois machos e duas fêmeas ( dogs) as fêmeas entram no cio alternadas e não consigo separar dos machos cada cio elas engravidam não aguento mais ver minhas cadelinhas nessa situação por favor preciso conseguir castrar os meus filhos de pelos

  3. Acabaram com os outros lugares que castravam os bichos, tinha no Largo do Machado , agora quem mora mais para o Centro tem que ir na Mangueira ou em Santa Cruz. O ideal seria que tivesse em vários bairros como era antes. Quem tem cachorro grande vai levar no ônibus ou no trem? Acho que não pode e táxi sai caro.

  4. Ótimo atendimento, profissionais dedicados. Tudo perfeito, não conhecia foi em um momento de sufoco para salvar a vida do animal fiquei surpresa com a qualidade do atendimento. ???????

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui