Idoso sendo vacinado contra Covid-19 no Rio - Foto: Reprodução/TV Globo

Até a noite de última quarta-feira (20/01), a Prefeitura do Rio de Janeiro já havia aplicado 31.177 doses de vacinas contra a Covid-19 na capital fluminense. Desse total, 23.962 foram em profissionais de saúde; 6.589 em idosos que vivem em asilos e/ou casas de repouso; 564 em pessoas com deficiência moradoras de instituições de longa permanência; 43 em indígenas; e 19 em quilombolas.

O intuito do Poder Executivo Municipal é concluir a primeira etapa da vacinação no Rio até o próximo sábado (23/01), com cerca de 115 mil pessoas, ao todo, tendo sido imunizadas. A divisão seria a seguinte: 51.100 profissionais atuantes em CTIs e enfermarias para pacientes com Covid-19; 35 mil funcionários de unidades médicas de urgência e emergência, entre eles aproximadamente 800 que estão afastados por idade ou algum tipo de comorbidade; 19 mil profissionais envolvidos com o processo de imunização; 8.800 idosos em instituições de longa permanência; e 1.100 funcionários desses tipos de locais.

Nessa primeira fase de imunização, vale ressaltar, o município do Rio recebeu 231.840 doses de CoronaVac, vacina chinesa elaborada em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. Esse total corresponde a duas doses para cada uma das 115 mil pessoas que a Prefeitura pretende vacinar.

Segundo com o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, o Rio tem 260 mil profissionais atuando na área da saúde e somente 34% deles serão vacinados nessa primeira etapa: ”Não temos vacina para todos eles. Todos os profissionais de saúde são 260 mil. Neste momento, a gente vai vacinar 34% dessa força de trabalho. Foi assim que a gente definiu, baseado nos critérios do Ministério da Saúde.”

Em relação a segunda dose, que pertence ao mesmo lote, o carregamento está em posse da Secretaria Estadual de Saúde, que, assim como na primeira, comandará a distribuição aos 92 municípios fluminenses. A data limite entre uma dose e outra é de 28 dias.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui