Foto: Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) vai lançar nesta terça-feira (05/10) a cartilha “Educação Animal – Ame, Cuide e Adote” para orientar crianças da rede municipal ensino sobre cuidados com os bichos. O objetivo também é conscientizar as crianças sobre a guarda responsável dos pets. A iniciativa faz parte das comemorações pelo Dia dos Animais, nesta segunda-feira (04/10).

O lançamento acontece na Escola Municipal Professora Dalva Lazaroni, no bairro de Cosmos, a partir das 10h, com a presença do secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Vinicius Cordeiro. A cartilha tem tiragem de 2.500 exemplares, foi elaborada em linguagem acessível para crianças e adolescentes e foi desenvolvida pela professora Gisele Lancates, gerente de educação animal da SMPDA.

O objetivo é apoiar as ações realizadas nas escolas do município. Segundo Vinicius Cordeiro, este é começo de um novo momento dos projetos educacionais da SMPDA:

“O lançamento da cartilha quer alcançar a educação das crianças da rede municipal e ir além. Será o primeiro passo do novo programa de educação implantado na secretaria”, afirma.

O programa educacional está no Planejamento Estratégico da cidade (2021-2024) e terá maior abrangência e outras ações relevantes para alcançar diferentes públicos. As cartilhas serão distribuídas nas unidades escolares para os professores trabalharem pedagogicamente o tema em sala de aula.

E também serão disponibilizadas para outras organizações e em um segundo momento, serão realizadas palestras e workshops para a comunidade e escolas privadas.

Além disso, a SMPDA continua realizando a campanha municipal de adoção. O serviço de adoção está disponível para toda a população do Rio de Janeiro. Os interessados podem comparecer ao abrigo municipal Fazenda Modelo, de segunda a sábado, das 8h às 16h, e escolher o animal a ser adotado.

A Fazenda Modelo fica na Estrada Mato Alto 5.620, em Guaratiba, na zona oeste da cidade. Outras informações sobre o processo de adoção podem ser obtidas pelo 1746 e pelo WhatsApp 3460-1746.

Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui