A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou, no início da tarde desta quinta-feira (26), a liberação da vacina antimeningocócica ACWY para profissionais de saúde e adolescentes de 11 a 14 anos. A medida visa aproveitar as 11 mil doses remanescentes, com vencimento previsto para o final de janeiro de 2025.
A vacina, que protege contra quatro sorotipos da meningite (A, C, W e Y), é aplicada em dose única em crianças e adolescentes dessa faixa etária. Pessoas que vivem com HIV e transplantados também devem tomar uma dose do imunizante.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a liberação para os profissionais de saúde ocorre devido à proximidade do vencimento das doses. “Esta é uma vacina de muito difícil acesso, então, o momento de vacinar é agora. Esta é a grande oportunidade de conseguir tal proteção”, explicou.
A vacina foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação em março de 2020 e está disponível no SUS para adolescentes de 11 e 12 anos, em dose única. Ela também é recomendada para crianças a partir de 2 meses, adolescentes e adultos com risco de exposição à bactéria.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro, e pode ser causada por vírus, fungos ou bactérias. A doença apresenta sintomas como febre, dor de cabeça, vômito, rigidez no pescoço, sangramentos sob a pele e convulsões. A doença é grave e tem evolução rápida. Caso esses sinais sejam observados, é essencial procurar uma unidade de emergência imediatamente.
A vacinação fica disponível enquanto durar o estoque das doses específicas nas 239 unidades de Atenção Primária, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.