O Rio de Janeiro é o estado com o maior percentual de mulheres empreendedoras do Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C). Atualmente, 39% dos negócios no estado são comandados por mulheres, superando a média nacional de 34%. Em 2024, o número de empreendedoras cresceu 4% em relação ao ano anterior.
Para apoiar esse crescimento, o programa Sebrae Delas, que já beneficiou mais de 50 mil empresárias no estado, está com inscrições abertas até o dia 13 de abril. Durante sete meses, as participantes terão acesso a oficinas, consultorias individuais e oportunidades de networking. O cadastro pode ser feito pelo site Sebrae Rio.
Nesta edição, são oferecidas 500 vagas. Para se inscrever, é necessário ter um CNPJ ativo, ser microempreendedora individual (MEI) ou proprietária de uma microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP), com sede ou filial no Rio de Janeiro. O Sebrae Rio subsidia entre 85% e 90% do valor do programa.
“Nos últimos cinco anos, o número de empreendedoras no estado do Rio aumentou 13%. Empreender é uma ferramenta social de inclusão, já que muitas vezes o empreendedorismo é o que garante renda às famílias. Pelo perfil empreendedor, as mulheres estão cada vez mais buscando o Sebrae para desenvolver seus negócios”, destaca Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.