Rio Memórias, em parceria com o Instituto PROA, lança o PROACOINS no Rio

Game interativo incentiva o conhecimento sobre pontos históricos e culturais da cidade por meio de perguntas e respostas, e troca pontos acumulados por prêmios

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Depois de dois anos de sucesso em São Paulo, onde atingiu 67 mil downloads, o game PROACOINS chega à cidade do Rio de Janeiro. Resultado de uma parceria entre o Rio Memórias e o Instituto PROA, o game é mais que um projeto cultural, pois também busca promover uma mudança social.

Lançado no dia 15 de setembro, o game incentiva o aprendizado sobre a cidade do Rio de uma forma lúdica e pouco convencional, estimulando a pesquisa e a criatividade. Com informações e perguntas sobre fatos, monumentos, personagens e acontecimentos, o jogador é levado a fazer uma verdadeira viagem pelo tempo e pelos espaços cariocas. Dessa forma, é possível levar conhecimento e cultura aos jovens, proporcionando aprendizado de forma atrativa e colaborativa.

Ao navegar pelas missões, sejam elas informações ou perguntas, o jogador amplia seu conhecimento e vai acumulando pontos à medida que acertar as respostas. Aqueles que são alunos da rede pública da Cidade do Rio de Janeiro e estão no 8º e no 9º anos do Ensino Fundamental, ou no Ensino Médio, podem trocar seus pontos por recarga, chips de dados, aparelhos celulares ou computadores, uma oportunidade de ampliação de acesso à internet e equipamentos para assistir às aulas à distância e se divertir.

Estamos felizes demais com a parceria com o Rio Memórias. Não teria melhor parceiro para levar o PROACOINS ao Rio de Janeiro. O Instituto PROA tem como premissa a educação como meio de transformação e construção de um futuro promissor. Buscamos nos aproximar da vida desses jovens por meio da educação, ampliando sua bagagem cultural e conhecimento da cidade. O PROACOINS é mais um caminho“, afirma Rodrigo Dib, diretor-executivo do Instituto PROA.

Advertisement

Por enquanto, os participantes podem jogar sem sair de casa, respeitando as regras de isolamento social. Ao final da quarentena, dezenas de perguntas e recompensas serão agregadas ao jogo para que a experiência possa ser ampliada. A ideia é que os jogadores sejam levados a visitar pontos históricos importantes e descobrir muitas novidades, caminhando pela cidade. O PROACOINS está disponível em Android e iOS no Google Play e App Store.

O Rio Memórias, que faz parte da parceria, é um movimento que tem como missão resgatar, valorizar e divulgar a história da Cidade do Rio de Janeiro para o maior número possível de pessoas, provocando a reflexão sobre o passado para a promoção de um futuro melhor. O projeto busca fomentar o acesso à cultura, com um viés educativo e informativo através de plataformas virtuais e presenciais.

O museu virtual foi inaugurado em 28 de Agosto de 2019 e até o mês de junho acumulava 23,1 mil visitantes. O museu destaca cerca de 80 fatos históricos da cidade em duas galerias, “RIO DESAPARECIDO” e “RIO DE SONS”, desde os primórdios da fundação até os dias de hoje.

Conhecendo a história de onde vivemos, somos capazes de traçar novos caminhos, entender e construir a nossa própria identidade“, explica Livia Baião, idealizadora do Rio Memórias.

Já o Instituto Proa é uma ONG que tem o compromisso de criar oportunidades reais de desenvolvimento educacional e empregabilidade para jovens de baixa renda. Nos últimos 11 anos, 3.800 alunos passaram em seus cursos com o objetivo de conquistar um lugar no mercado de trabalho ou ingressar na faculdade.

O Instituo PROA e a Oracle criaram o PROACOINS, um aplicativo que junta tecnologia, cultura e educação em um game. Voltado principalmente para estudantes de escolas públicas com recompensas na vida real, o PROACOINS busca promover uma mudança social, estimulando o conhecimento sobre a cidade e sua história, e dando acesso a oportunidades concretas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio Memórias, em parceria com o Instituto PROA, lança o PROACOINS no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui