Rio Memórias lança segunda etapa do projeto “Aqui tem Memória” no Arpoador

Evento de inauguração contará com mutirão de limpeza da Pedra do Arpoador e placas informativas sobre o patrimônio histórico da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Rio Memórias, museu virtual dedicado à história da cidade, lança no próximo sábado (22/02), às 8h, a segunda etapa do projeto “Aqui tem Memória”, iniciativa que instala placas informativas em pontos históricos do Rio de Janeiro. Para marcar a ocasião, será realizado um mutirão de limpeza na Pedra do Arpoador, em parceria com a ONG Bota pra Girar, com o objetivo de conscientizar o público sobre a preservação ambiental e patrimonial.

O “Aqui tem Memória” é fruto de uma parceria entre o Rio Memórias e a Secretaria Municipal de Turismo, e busca destacar a importância cultural de locais emblemáticos da cidade.

Placas interativas e acessibilidade

O circuito inclui placas instaladas em locais de grande valor histórico e cultural, como as estátuas de Tom Jobim, Carlos Drummond de Andrade, Dorival Caymmi e a Colônia de Pescadores (Posto 6), além da própria Pedra do Arpoador. Cada placa possui um código QR, que direciona os visitantes para o site do Rio Memórias, onde há conteúdos em português e inglês, áudios descritivos e ferramentas de acessibilidade.

Evento e mutirão de limpeza

A ação de limpeza no Arpoador será aberta ao público e contará com inscrições gratuitas pelo Sympla. Os participantes receberão um kit do Rio Memórias, contendo uma sacola e um copo ecológico, além de participarem de um alongamento preparatório antes do início da coleta de resíduos.

Os voluntários também terão acesso a orientações sobre a separação correta do lixo e o impacto positivo da reciclagem para a preservação da natureza.

“No Rio, a preservação da memória está profundamente relacionada à preservação da natureza. Preservar o meio ambiente é preservar a nossa história. Só cuidamos do que conhecemos e conhecer a história de um lugar ou um monumento faz com que nosso olhar sobre ele se transforme, criando uma relação de afeto e cuidado”, afirma Livia Baião, diretora do Rio Memórias.

Programação do evento

  • 8h – Encontro na estátua de Tom Jobim (Arpoador)
  • Deslocamento até a Pedra do Arpoador
  • Distribuição de kits e alongamento
  • Entrega de EPIs e orientações gerais
  • Início da coleta de resíduos
  • Separação do lixo coletado
  • 11h – Encerramento do evento

Apoio e patrocínio

O Rio Memórias conta com o patrocínio de Norsul, Kasznar Leonardos, Impulso e Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Também recebe apoio da Light S.A., Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, além da Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Cultura, Banco BTG Pactual e Elogroup, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS).

Como participar

As atividades são gratuitas e as inscrições para o voluntariado devem ser feitas pelo Sympla, no link:
? https://www.sympla.com.br/evento/voluntariado-limpeza-arpoador/2813391

O evento está sujeito à lotação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio Memórias lança segunda etapa do projeto “Aqui tem Memória” no Arpoador

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui