Rio na frente na disputa pelas Olimpíadas de 2016

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Rio 2016 Taí, o Daniel Guimarães e o Marcelo Correa chamaram atenção para o Diário do Rio, saiu hoje uma pesquisa feita por um dos sites mais importantes sobre Jogos Olímpicos, o GamesBids.com (outro site seria o da ATR). No chamado BidIndex, que é um modelo matemático desenvolvido por eles que cria um número que pode ser usado para medir a chance de uma candidatura. Ou nas palavras deles:

o BidIndex combina o atual status técnico e geopolítico das candidaturas com os projetos apresentados, baseado em padrões de votações anteriores. Há muito tempo o COI nem sempre escolhe a candidatura de melhor qualidade e o BidIndex não prevê o vencedor ou classifica as candidaturas. Apenas atribui medida à competitividade de cada candidatura numa escala estatística.

Pois bem, nossa cidade, o Rio de Janeiro, está na frente:

  1. RIO 60.81
  2. CHICAGO 60.57
  3. TOKYO 60.41
  4. MADRID 58.25
  5. DOHA 52.83
  6. PRAGUE 37.59
  7. BAKU 36.85

Ok, estamos bem enrolados com Chicago e Tóquio. Mas vamos a algumas informações interessantes que o gamesbids.com trouxe uma grande esperança para os cariocas. De acordo com eles, a segunda tentativa consecutiva de sediar uma olimpíadas no Rio poderia ser diferente para a cidade, já que recentemente teria ganho experiência com os Jogos Pan 2007 e com a que ganhará com a Copa 2014, o que deixará Rio na lista curta (ou seja, passará para o "2o turno". E mais, o COI está procurando um Jogos na América do Sul e eles estariam ansiosos para escutar a proposta do Rio de Janeiro.

Advertisement

Já dos nossos adversários principais, esquecendo Doha, Praga e Baku, impossíveis de irem para esta lista curta.

  • Chicago – Favorita da imprensa, um plano bem feito, forte organização e uma posição geográfica privelegiada economicamente.
  • Tóquio – Está oferecendo um Centro Olímpico entre vários elementos de um intrigante plano local. Disponibilizando infraestrutura, muitas acomodações e uma forte organização.
  • Madrid – está atrás, mas conta com um bom plano local e forte apoio público, mas eles tem contra si o fato de os Jogos de 2012 e 2014 serem na Europa, e o COI deverá escolher outros continentes.
    Ah, 2014? São os Jogos de Inverno será em Sochi Rússia. E não, o Rio não pode tentar concorrer a ela, mesmo com o aquecimento Global.

Agora é torcer para que continuemos ali no Top 3!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio na frente na disputa pelas Olimpíadas de 2016
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui