Rio 2016 Taí, o Daniel Guimarães e o Marcelo Correa chamaram atenção para o Diário do Rio, saiu hoje uma pesquisa feita por um dos sites mais importantes sobre Jogos Olímpicos, o GamesBids.com (outro site seria o da ATR). No chamado BidIndex, que é um modelo matemático desenvolvido por eles que cria um número que pode ser usado para medir a chance de uma candidatura. Ou nas palavras deles:

o BidIndex combina o atual status técnico e geopolítico das candidaturas com os projetos apresentados, baseado em padrões de votações anteriores. Há muito tempo o COI nem sempre escolhe a candidatura de melhor qualidade e o BidIndex não prevê o vencedor ou classifica as candidaturas. Apenas atribui medida à competitividade de cada candidatura numa escala estatística.

Pois bem, nossa cidade, o Rio de Janeiro, está na frente:

  1. RIO 60.81
  2. CHICAGO 60.57
  3. TOKYO 60.41
  4. MADRID 58.25
  5. DOHA 52.83
  6. PRAGUE 37.59
  7. BAKU 36.85

Ok, estamos bem enrolados com Chicago e Tóquio. Mas vamos a algumas informações interessantes que o gamesbids.com trouxe uma grande esperança para os cariocas. De acordo com eles, a segunda tentativa consecutiva de sediar uma olimpíadas no Rio poderia ser diferente para a cidade, já que recentemente teria ganho experiência com os Jogos Pan 2007 e com a que ganhará com a Copa 2014, o que deixará Rio na lista curta (ou seja, passará para o "2o turno". E mais, o COI está procurando um Jogos na América do Sul e eles estariam ansiosos para escutar a proposta do Rio de Janeiro.

Já dos nossos adversários principais, esquecendo Doha, Praga e Baku, impossíveis de irem para esta lista curta.

  • Chicago – Favorita da imprensa, um plano bem feito, forte organização e uma posição geográfica privelegiada economicamente.
  • Tóquio – Está oferecendo um Centro Olímpico entre vários elementos de um intrigante plano local. Disponibilizando infraestrutura, muitas acomodações e uma forte organização.
  • Madrid – está atrás, mas conta com um bom plano local e forte apoio público, mas eles tem contra si o fato de os Jogos de 2012 e 2014 serem na Europa, e o COI deverá escolher outros continentes.
    Ah, 2014? São os Jogos de Inverno será em Sochi Rússia. E não, o Rio não pode tentar concorrer a ela, mesmo com o aquecimento Global.

Agora é torcer para que continuemos ali no Top 3!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui