O Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, abre nesta quinta-feira (22) mais uma edição do Wheelchair Tennis Elite, competição que reúne alguns dos maiores nomes do tênis em cadeira de rodas no mundo. A disputa acontece no Jockey Club Brasileiro e conta com a participação dos espanhóis Martin de la Puente e Daniel Caverzaschi, do argentino Gustavo Fernandez e do brasileiro Daniel Rodrigues.
As semifinais acontecem na Quadra 2, a partir das 16h30, com um confronto entre os espanhóis Martin de la Puente e Daniel Caverzaschi, ambos medalhistas olímpicos. Na sequência, Daniel Rodrigues enfrentará Gustavo Fernandez, dono de oito títulos de Grand Slam.
A final de simples será disputada na sexta-feira, enquanto o torneio se encerra no sábado com a partida de duplas, na qual Rodrigues e Fernandez enfrentarão De la Puente e Caverzaschi.
Integração e crescimento do tênis em cadeira de rodas
O Wheelchair Tennis Elite tem como missão aproximar o tênis em cadeira de rodas dos grandes eventos do circuito mundial. Para Daniel Caverzaschi, atual número 10 do mundo, essa presença nos torneios de elite é essencial para o desenvolvimento da modalidade.
“Queremos a integração por vários motivos. Talvez não em todos os eventos, mas precisamos começar. Acreditamos que há espaço nos grandes torneios para o tênis em cadeira de rodas. Para os espectadores, é algo positivo, especialmente nos últimos dias da competição, quando há menos jogos, tornando-se uma atração perfeita”, destacou o espanhol.
Já o argentino Gustavo Fernandez, ex-número 1 do mundo, ressaltou o impacto social do esporte.
“O tênis em cadeira de rodas tem muito a oferecer além do espetáculo esportivo. Esse tipo de iniciativa ajuda a modalidade a crescer e alcançar mais pessoas”, afirmou Fernandez.
Brasil em ascensão na modalidade
Único brasileiro na competição, Daniel Rodrigues é um dos destaques do tênis em cadeira de rodas no país. Ele celebrou a crescente visibilidade da modalidade no Brasil, impulsionada por talentos como Vitória Miranda e Luiz Calixto, campeões juvenis do Australian Open.
“O tênis em cadeira de rodas no Brasil está crescendo muito. Temos novos talentos surgindo, como Vitória e Luiz, que no futuro vão me substituir. No cenário mundial, a modalidade também evolui, como prova o atual número 1 do ranking, o japonês Tokito Oda, de apenas 18 anos“, comentou Rodrigues.
Os jovens brasileiros Vitória Miranda e Luiz Calixto também serão homenageados durante o fim de semana no Rio Open, em reconhecimento às conquistas na Austrália.
Programação do Wheelchair Tennis Elite – apresentado por ALLOS
Quinta-feira (22) – Semifinais (Quadra 2, a partir das 16h30)
Martin de la Puente (ESP) vs Daniel Caverzaschi (ESP)
Gustavo Fernandez (ARG) vs Daniel Rodrigues (BRA)
Sexta-feira – Final de simples (quadra e horário a definir)
Sábado – Jogo de duplas (quadra e horário a definir)
Daniel Caverzaschi (ESP) / Martin de la Puente (ESP) vs Gustavo Fernandez (ARG) / Daniel Rodrigues (BRA)