Rio Open estreia Wheelchair Tennis Elite com estrelas internacionais do tênis em cadeira de rodas

Torneio reúne medalhistas olímpicos, campeão de Grand Slam e o número 1 do Brasil no Jockey Club Brasileiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Daniel Cavenzaschi (Divulgação/Fotojump)

O Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, abre nesta quinta-feira (22) mais uma edição do Wheelchair Tennis Elite, competição que reúne alguns dos maiores nomes do tênis em cadeira de rodas no mundo. A disputa acontece no Jockey Club Brasileiro e conta com a participação dos espanhóis Martin de la Puente e Daniel Caverzaschi, do argentino Gustavo Fernandez e do brasileiro Daniel Rodrigues.

As semifinais acontecem na Quadra 2, a partir das 16h30, com um confronto entre os espanhóis Martin de la Puente e Daniel Caverzaschi, ambos medalhistas olímpicos. Na sequência, Daniel Rodrigues enfrentará Gustavo Fernandez, dono de oito títulos de Grand Slam.

A final de simples será disputada na sexta-feira, enquanto o torneio se encerra no sábado com a partida de duplas, na qual Rodrigues e Fernandez enfrentarão De la Puente e Caverzaschi.

Integração e crescimento do tênis em cadeira de rodas

O Wheelchair Tennis Elite tem como missão aproximar o tênis em cadeira de rodas dos grandes eventos do circuito mundial. Para Daniel Caverzaschi, atual número 10 do mundo, essa presença nos torneios de elite é essencial para o desenvolvimento da modalidade.

“Queremos a integração por vários motivos. Talvez não em todos os eventos, mas precisamos começar. Acreditamos que há espaço nos grandes torneios para o tênis em cadeira de rodas. Para os espectadores, é algo positivo, especialmente nos últimos dias da competição, quando há menos jogos, tornando-se uma atração perfeita”, destacou o espanhol.

Já o argentino Gustavo Fernandez, ex-número 1 do mundo, ressaltou o impacto social do esporte.

“O tênis em cadeira de rodas tem muito a oferecer além do espetáculo esportivo. Esse tipo de iniciativa ajuda a modalidade a crescer e alcançar mais pessoas”, afirmou Fernandez.

Brasil em ascensão na modalidade

Único brasileiro na competição, Daniel Rodrigues é um dos destaques do tênis em cadeira de rodas no país. Ele celebrou a crescente visibilidade da modalidade no Brasil, impulsionada por talentos como Vitória Miranda e Luiz Calixto, campeões juvenis do Australian Open.

“O tênis em cadeira de rodas no Brasil está crescendo muito. Temos novos talentos surgindo, como Vitória e Luiz, que no futuro vão me substituir. No cenário mundial, a modalidade também evolui, como prova o atual número 1 do ranking, o japonês Tokito Oda, de apenas 18 anos, comentou Rodrigues.

Os jovens brasileiros Vitória Miranda e Luiz Calixto também serão homenageados durante o fim de semana no Rio Open, em reconhecimento às conquistas na Austrália.

Programação do Wheelchair Tennis Elite – apresentado por ALLOS

Quinta-feira (22) – Semifinais (Quadra 2, a partir das 16h30)
Martin de la Puente (ESP) vs Daniel Caverzaschi (ESP)
Gustavo Fernandez (ARG) vs Daniel Rodrigues (BRA)

Sexta-feira – Final de simples (quadra e horário a definir)

Sábado – Jogo de duplas (quadra e horário a definir)
Daniel Caverzaschi (ESP) / Martin de la Puente (ESP) vs Gustavo Fernandez (ARG) / Daniel Rodrigues (BRA)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio Open estreia Wheelchair Tennis Elite com estrelas internacionais do tênis em cadeira de rodas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui