Na tarde desta segunda-feira (05/08), pesquisadoras da Universidade de Columbia, sediada em Nova York, nos Estados Unidos, visitaram o Centro de Operações Rio (COR) para uma reunião com técnicos de resiliência climática da prefeitura. No encontro, foi discutida a possibilidade de implementar uma ferramenta de análise de dados, que está em fase de desenvolvimento, e permitiria aos técnicos prever com antecedência os locais e momentos exatos de maior concentração de chuva, especificamente em cada bairro.
A ferramenta promete equipar a cidade com um novo modelo matemático de previsão do tempo capaz de possibilitar a antecipação de ações necessárias para reduzir os impactos das chuvas com mais precisão. As informações foram divulgadas pelo jornal “O Globo”.
Uma das maiores autoridades mundiais no estudo de mudanças climáticas, a pesquisadora e doutora da Universidade de Columbia Suzana J. Camargo esteve no encontro. A vinda dela e o intercâmbio de conhecimento são frutos da parceria entre a cidade do Rio e a Universidade de Columbia, sediada em Nova York, por meio do Columbia Global Center Rio e do Climate Hub Rio. A cidade carioca foi a primeira do mundo escolhida para ter um centro de estudos de Columbia dedicado ao clima, fora dos Estados Unidos.
O projeto conta com estudantes brasileiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de São Paulo (USP), em uma colaboração internacional para desenvolver soluções personalizadas.