Rio pode criar Programa Ambulatorial de Saúde Mental pós-Covid

O objetivo da medida é garantir o acesso à assistência em saúde mental às pessoas com transtornos decorrentes da pandemia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Os vereadores Dr. Rogerio Amorim e Felipe Boró apresentaram um projeto de lei que determina a criação do Programa Ambulatorial de Saúde Mental pós-Covid para tratamento de pessoas que apresentem transtornos de estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, pânico e tendências suicidas em decorrência da pandemia de Covid-19.

Segundo o texto, o objetivo da medida é garantir o acesso à assistência em saúde mental, além do acolhimento, acompanhamento e tratamento psicológico e psiquiátrico específico às pessoas com transtornos decorrentes da pandemia. As equipes do Programa serão constituídas por psicólogos e psiquiatras selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Na justificativa do projeto, os vereadores afirmam que “sofremos uma epidemia paralela ao Covid-19, que já dá indícios preocupantes com o aumento do sofrimento psicológico, dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais. Embora o impacto da disseminação do coronavírus para as doenças psíquicas ainda esteja sendo mensurado, as implicações para a saúde mental em situações como a que estamos vivendo já foram relatadas na literatura científica”.

Os parlamentares afirmaram ainda que o cenário exige “políticas publicas que venham a garantir o acesso à assistência em saúde mental, além do acolhimento, acompanhamento e tratamento psicológico e psiquiátrico especifico”.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio pode criar Programa Ambulatorial de Saúde Mental pós-Covid
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui