Rio pode festejar Dia do Zé Pelintra em 7 de julho

Para Átila Nunes, a homenagem será um marco importante para o diálogo entre várias instituições e lideranças religiosas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro poderá celebrar Dia do Zé Pelintra / Foto do filme "Salve a Malandragem" - Divulgação

O Projeto de Lei nº 1222/2022, de autoria do vereador Átila A. Nunes (MDB), quer incluir no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, o Dia do Zé Pelintra, a ser comemorado em 7 de julho. A proposta foi apresentada à Câmara Municipal do Rio, nesta quarta-feira (15), e tem como objetivo evitar visões preconceituosas sobre a entidade de matriz africana, além de celebrar o seu lado malandro ao qual se assemelha o carioca.

Segundo o vereador, a homenagem a Zé Pelintra será um marco importante para o diálogo entre as várias instituições e lideranças religiosas que atuam no Rio, de maneira a promover o respeito e uma boa convivência entre as diferentes tradições de credo e as religiões de matriz africanas.

A vitória da Acadêmicos do Grande Rio, no Carnaval de 2022, com o enredo “Fala, Majeté! Sete chaves de Exu”, demonstra uma abertura ao esclarecimento contra a imagem negativa criada sobre a entidade. Exú é considerado um dos orixás mais importantes de religiões de matrizes africanas.

Advertisement

Sobre a vitória da escola, o vereador declarou: “Com muita coragem, a escola de Duque de Caxias levou para a Sapucaí um desfile que fala dos Exus, que tanto são olhados de uma forma completamente errada. Eles nada mais são do que protetores. Temos que respeitar aqueles que têm nos Exus os seus protetores. E tenho certeza de que a Grande Rio deu uma lição e, por coincidência ou não, ganhou e foi brindada com essa vitória, que carrega uma mensagem de rompimento do preconceito religioso.

Zé Pelintra já possui um santuário, na Lapa, onde pode ser cultuado por seguidores e admiradores. Na tradição da Umbanda, ele é uma entidade de luz e sabedoria, que pertence a linha do “Povo da Malandragem”. “Seu Zé”, como é carinhosamente chamado, também atua em favor dos menos favorecidos, por isso é retratado como o “Advogado dos Pobres”.

Considerado um arquétipo do malandro, Zé Pelintra é a entidade patrona dos bares e locais de festas e jogos. Ao contrário do que pensam os mal informados, a entidade não está alinhada às energias negativas. É comum encontrá-lo em giras nas quais trabalha sempre rindo e fazendo troça, assim como o todo bom carioca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio pode festejar Dia do Zé Pelintra em 7 de julho
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Rio pode festejar Dia do Zé Pelintra em 7 de julho
Advertisement

7 COMENTÁRIOS

  1. Qual a porcentagem de cariocas que são adeptos do Zé Pelintra? Isso é pro povo aprender que essa história de estado laico NÃO EXISTE! O povo de maioria cristã já para de trabalhar pra comemorar dia de São Jorge ( na verdade Ogum) agora vai “comemorar” dia de Zé Pelintra. Povo gado!

  2. Cada um puxa a sardinha pra sua brasa, quando foi a era só bispo Crivella,o cara mudou o nome de um calçadão em prol da igreja dele e ninguém falou nada, aqui nosso país é laico, cara um no seu quadrado, chega dessa intolerância ridícula.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui