Rio pode ter gratuidade no transporte público para gestantes em vulnerabilidade social

O projeto de lei, que prevê a medida é de autoria da vereadora Thais Ferreira e está em tramitação na Câmara

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

A cidade do Rio pode ter gratuidade no transporte público coletivo para gestantes em vulnerabilidade social. Nomeado de Passaporte Cegonha Carioca, se aprovado, a medida será viabilizada por meio de um cartão de gratuidade temporário nos deslocamentos, considerando a ida e a volta, para a realização das consultas e exames do pré-natal e puerpério.

O projeto de lei 373/2021, de autoria da vereadora Thais Ferreira (PSOL), está tramitando na Câmara de Vereadores do Rio e foi protocolado na casa no dia 31/05. Dentre os critérios para obtenção do benefício, a medida prevê que serão consideradas gestantes em condição de vulnerabilidade social, as que possuam renda familiar mensal igual ou inferior a um salário mínimo e/ou que possuam cadastro em programas sociais de assistência social.

Além da gratuidade para gestante realizar o pré-natal, a medida também possibilita que a gratuidade seja concedida, de forma equivalente, para uma pessoa acompanhante no deslocamento até as consultas e exames durante o pré-natal e puerpério.

Na justificativa do projeto, a vereadora alerta para a dificuldade de realização do pré-natal nos bairros periféricos e nas comunidades. O objetivo é, portanto, reduzir a desigualdade no acesso à saúde pelas gestantes em condição de vulnerabilidade social.

Advertisement

Para ser aprovado, o processo ainda precisa passar pelas comissões Comissão de Justiça e Redação, Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público, Comissão de Transportes e Trânsito, Comissão de Higiene Saúde Pública e Bem-Estar Social, Comissão de Assistência Social, Comissão de Defesa da Mulher,Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização Financeira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio pode ter gratuidade no transporte público para gestantes em vulnerabilidade social
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui