Rio pode ter lei que obriga os condomínios residenciais e comerciais a comunicar maus-tratos aos animais

O projeto de lei é do vereador Marcos Paulo e fui publicado no Diário Oficial desta segunda-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
foto: Reprodução

Foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (22/02) o projeto de lei nº 1/2021 que obriga os condomínios residências e comercias a comunicar às autoridades policiais a ocorrência de casos de maus-tratos aos animais domésticos, domesticáveis e da fauna silvestres ou exóticos em suas unidades condominiais ou nas áreas comuns. A medida é de autoria do vereador Marcos Paulo (PSOL).

O projeto de lei prevê que a comunicação a ser realizada deve conter informações sobre o caso, como: identificação e contato dos tutores; qualificação do animal, informando a espécie, raça ou características físicas que permitam a sua identificação; endereço onde o animal e os tutores podem ser localizados; detalhamento sobre a ocorrência de maus-tratos. O objetivo é facilitar a constatação da ocorrência e aplicar as medidas cabíveis.

Como justifica da medida, o vereador explica que a proteção aos animais é um tema relevante e já tutelado por leis. Mas apesar da existência de penalidades legais, o índice de maus-tratos aos animais tem crescido. Por este motivo, é preciso criar medidas que facilitem o controle.

Para ter validade, o projeto de lei ainda irá passar pela votação nas casas internas da Câmara de Vereadores.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio pode ter lei que obriga os condomínios residenciais e comerciais a comunicar maus-tratos aos animais
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui