Nesta sexta-feira (23/08), a previsão é de que a temperatura máxima chegue a 37 graus, um reflexo da aproximação da frente fria em direção ao estado. Ao chegar e vencer a onda de calor, a massa de ar frio vai provocar queda de mais de 10 graus na temperatura, além de chuva.
Segundo a previsão do Alerta Rio, na sexta-feira, a previsão é de céu claro a parcialmente nublado, e sem chuva. A previsão é mínima de 20 graus e máxima de 37 graus.
A aproximação da frente fria no oceano muda o tempo já no sábado. Há previsão de chuva fraca isolada a partir da noite. A temperatura já apresenta queda, com mínima de 16 graus e máxima de 28 graus.
No domingo, o tempo na cidade do Rio será influenciado de vez pela passagem da frente fria. Há previsão de chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento do dia. A temperatura cai mais um pouco, com mínima de 14 graus e máxima de 23 graus.
A baixa umidade relativa do ar segue. Na capital, segundo o Alerta Rio, pode apresentar valores entre 21% e 30% no período da tarde em alguns pontos, índice apontado como um nível de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Por conta disso, é importante evitar a exposição excessiva ao sol, não fazer exercícios e atividades ao ar livre nos momentos mais quentes e reforçar a hidratação.
Que venha o Frio. É Inverno ainda. Apesar de que praticamente não temos mais esta estação. Até início da década de 1.990 – mas sobretudo ainda na década de 1.980 – o Rio de Janeiro possuia as 4 esteções bem definidas. Em abril nos anos 80 por exemplo eu já usava casaco para ir à escola e hoje nem no dito Inverno. Até o momento só coloquei casaco uma vez só em um dia que realmente fez Frio. Antigamente era casaco aproximadamente de ABRIL a JULHO – às vezes AGOSTO que não era quente mas também normalmente não fazia frio para casaco.
Tomara que o frio de domingo me possibilite a usar o casaco uma segunda vez neste inverno,.