Rio pode ter Programa municipal de enfrentamento ao feminicídio

A medida é de autoria da vereadora Monica Benicio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

O Rio pode ter um Programa municipal de enfrentamento ao feminicídio. É o que estipula um projeto de lei da vereadora Monica Benicio (Psol) de prevenção e ao combate ao feminicídio, extremo da violência contra as mulheres e meninas.

De acordo com o texto do projeto de lei n° 58/2021, o enfrentamento ao feminicídio inclui as dimensões de prevenção a toda e qualquer forma de violência contra as mulheres, assistência e garantia dos direitos das mulheres em situação de violência e seus dependentes. Além disso, será levado em consideração as diferenças econômicas, culturais, etárias, raciais, de identidade de gênero, de orientação sexual, de deficiência, idiomáticas e de cosmogonia/religião. Ou seja, deverá ser observado que as violências que afetam as mulheres são marcadas por particularidades a depender do contexto social aos quais estão inseridas.

Entre os objetivos do programa estão: o fortalecimento e a articulação da rede de enfrentamento e atendimento às mulheres em situação de violência; realizar uma mudança cultural e de transformação dos estereótipos que embasam violências contra as mulheres; estimular parcerias entre órgãos governamentais e entidades não governamentais, nas áreas de política para as mulheres, segurança pública, assistência social, saúde, educação, trabalho, habitação e cultura, para a efetivação de programas de prevenção e combate a todas as formas de violências contra as mulheres e promover campanhas educativas permanentes o tema e alertar não apenas para a necessidade de denunciar, mas também de identificar as violências que ocorrem e órgãos de atendimento. A vereadora Monica Benicio (Psol) explica a relevância da medida:

É urgente que a vida das mulheres esteja no centro do debate das políticas públicas. E o feminicídio é a forma mais extrema de violência contra as mulheres. É a ponta do iceberg de violências estruturais e culturais vividas cotidianamente pelas mulheres”.

Advertisement

O projeto de lei ainda prevê que a implementação do programa será realizada após audiências públicas, em que será ouvida a sociedade civil e profissionais da rede de atendimento às mulheres em situação de violência. Em seguida, deverá ser elaborado um Plano de Ações para o Enfrentamento ao Feminicídio, voltado para prevenção ao feminicídio e à ampliação da rede de atendimento às mulheres em situação de violência.

A justifica do projeto se baseia no constante aumento dos crimes de feminicídio. De acordo com o Dossiê Mulher 2020, que se baseia em registros formais de mulheres em situação de violência, foi constatado que 82,4% dos crimes de violência contra mulher foram cometidos pelo companheiro (61,2%) ou ex-companheiro (21,2%) da vítima e 78,8% das vítimas de feminicídio foram mortas dentro de seus próprios lares.

Dados do Instituto Igarapé revelam que, entre 2016 e 2018, houve um aumento de 317% nos casos de feminicídio no Município do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio pode ter Programa municipal de enfrentamento ao feminicídio
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui