Rio pode ter programa voltado para horta comunitária de plantas medicinais e fitoterápicas

O projeto de lei é do vereador Waldir Brazão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fábio Guimarães / Agência O Globo

Foi publicado no Diário Oficial da última quarta-feira, dia 24/02, projeto de lei que institui no Rio o Programa Horta Comunitária de Plantas Medicinais e Fitoterápicas. A finalidade é incentivar a pesquisa a pesquisa, cultivo, manipulação e distribuição deste tipo de plantas

Proposto pelo vereador Waldir Brazão (avante), o projeto de lei nº 27/2021 deverá usar as áreas públicas ou declaradas de utilidade pública, ainda não utilizadas e sem previsão de utilização de comunidades urbanas e rurais para a plantação. Entre os objetivos do programa está a promoção do uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva, a promoção da adoção das boas práticas de manejo, cultivo orgânico, manipulação e produção de plantas medicinais e fitoterápicas.

De acordo com o texto do projeto de lei, sua importância é justificável pela pratica milenar do uso de plantas medicinais de maneira terapêutica entre povos tradicionais de todo o mundo. Tais saberes foram repassados por mestres e anciões através das gerações, baseado no acúmulo de saberes específicos de cada região.

Além da questão medicinal e terapêutica, a regulamentação da Horta Comunitária de Plantas Medicinais e Fitoterápicas agrega está associada a preservação dos laços comunitários. Para ter validade, o projeto de lei ainda precisa passar pela votação nas comissões internas da câmara de vereadores.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio pode ter programa voltado para horta comunitária de plantas medicinais e fitoterápicas
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui