Imagem meramente ilustrativa - Foto: Reprodução/G1

Tramita na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro um projeto de lei (PL) que deseja autorizar o pagamento das passagens de ônibus municipais na capital fluminense através de cartão de débito ou crédito por aproximação.

De autoria do vereador Cesar Maia (DEM), a medida 645/2021, caso seja aprovada, institui que o pagamento poderá ser realizado pelo próprio cartão que detenha o serviço de aproximação, por relógio inteligente (smartwatch) e/ou smartphone. Outro ponto importante é que o preço da tarifa será o mesmo pago em dinheiro ou através do bilhete eletrônico.

”O projeto tem como objetivo modernizar e agilizar o pagamento das tarifas na entrada dos ônibus, assim como trazer maior segurança evitando a cobrança das viagens em dinheiro. O PL também tem como finalidade testar a adesão e aceitação do novo método de pagamento. Essa nova forma de cobrança/pagamento será mais uma alternativa para cobrança das passagens de ônibus na cidade”, disse Cesar Maia em sua justificativa.

Vale ressaltar que a medida ainda será debatida pela Câmara. Se os vereadores aprovarem, ela irá para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes (PSD), que deve conversar com a Secretaria Municipal de Transportes e com as empresas responsáveis pela cobrança das passagens para dar seu aval ou não.

1 COMENTÁRIO

  1. Esta prática de adotar o pagamento por aproximação já ocorre no Metrô Rio e seria extremamente bem-vinda nos demais transportes públicos devido à praticidade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui