Rio Pós-Olímpico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Boulevard Olímpico por Estúdio Retrato

Em 2 de outubro de 2009, quando em Copenhague, na Dinamarca, Jacques Rogge, então presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), puxou um papel do envelope e anunciou que o Rio de Janeiro seria oficialmente a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, a cidade que explodia de alegria era bem diferente da atual.

Sete anos, e alguns bilhões investidos depois, o  Rio de Janeiro se transformou. A malha de transportes foi ampliada, a rede hoteleira duplicou e grandes obras foram realizadas. Entretanto, após quase uma década de transformações, o fim de um período marcado por megaeventos faz um convite à reflexão: “O que será do Rio após as Olimpíadas?”

Advertisement

As perspectivas para os próximos anos enfrenta ainda um paradigma, quando o poder transformador exercido em cidades sedes anteriores, se depara com a atual crise econômica que enfrentamos em todas as esferas de governo.

Para Marcos André Carvalho, Superintendente de Cultura e Sociedade do Governo do Estado do Rio de Janeiro “A gente tem que repensar as nossas vocações. Qual é a nossa a nossa vocação econômica também? A gente vai precisar de novas pautas, pautas impactantes. Óbvio que a gente não vai ter uma pauta tão impactante não teremos uma tanto quanto uma Olimpíada, que é o maior evento mundial , mas acho que a gente vai ter teremos que produzir pautas com pensamento de otimismo pro futuro, e o que eu acredito é que depois de uma Cidade Olímpica, teremos uma Cidade Criativa.”

Ou seja, ao Rio de Janeiro, se oferece a oportunidade de transformar-se através da economia criativa, principalmente no que tange à criatividade e à cultura. Pois, o Rio de Janeiro é uma cidade que apresenta uma oportunidade de aproveitar toda infraestrutura física do chamado Legado Olímpico, para gerar um Legado Social que beneficiará a toda uma a população.

Nesse caminho, podemos nos espelhar em Barcelona, sede dos Jogos de 1992, que é considerada, até hoje, um modelo a ser seguido, pelo enorme legado deixado para a cidade, que viveu uma profunda transformação.  Mas, para que isso aconteça por aqui, é necessária a adoção de novas políticas públicas voltadas para a economia criativa, visando ainda a projeção internacional da imagem da região e, principalmente, a promoção de desenvolvimento econômico e inclusão social, através da geração de oportunidades de trabalho e renda.

Para Rafael Liporace, empresário da área de eventos e diretor da agência A Vera, a criação da Rio Eventos foi um excelente passo, mas falta a adoção de um calendário de eventos âncora que tragam turistas, investimentos não só no Carnaval e Réveillon, mas que girem a economia da cidade durante os doze meses do ano e em todas as regiões.

Sem dúvida, algo precisa ser feito rapidamente, pois a cidade perde inúmeros postos de trabalho e investimentos em eventos, que transbordariam para outros setores como turismo, gastronomia e, em um efeito dominó, para outras cadeias produtivas das mais diferentes naturezas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio Pós-Olímpico
Diretor de Criação da MESA Comunicação e professor da ESPM - RJ. É graduado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing Digital e Mestrando em Gestão da Economia Criativa. É também apaixonado pelos seus filhos Théo e Sophia e pelo Rio de Janeiro.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui