Rio produziu menos lixo na virada do ano

Sem tradicional festa de Réveillon, a cidade do Rio produziu menos lixo na virada do ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Reprodução

O Réveillon da cidade do Rio de Janeiro sempre foi marcado pela superlatividade: o maior réveillon do mundo, a festa mais animada do planeta, a maior e mais linda queima de fogos de todos os países, e por aí vai. Se isso é verdadeiro para o lado positivo da festa, também se faz verdadeiro na produção de refugo, ou seja, o réveillon também é a festa em que mais se produz lixo, senão no planeta, certamente no Brasil.

As restrições impostas pela administração Crivella para conter o avanço da pandemia do coronavírus produziram efeitos positivos quanto ao descarte de lixo na cidade nesse fim de ano. De acordo com a Comlurb, entre 31 de dezembro e 1° de janeiro, foram removidas 194 toneladas de resíduos, 39 delas apenas em Copacabana. Esse volume de lixo recolhido representa uma redução de aproximadamente 75% do total – 762 toneladas, em 2020; e 89% em Copacabana – 351 toneladas, em 2020, em relação ao ano passado

.Contando com possíveis transgressões às determinações municipais para a não realização de festas que gerassem aglomerações, a Comlurb montou um esquema de limpeza especial em alguns pontos da cidade. A operação foi planejada para todos os pontos tradicionais do réveillon carioca, do Leme ao Pontal, além do Piscinão de Ramos, começando às 22h do dia 31 e finalizando por volta de 8h desta sexta-feira (1).

O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, acompanhou o serviço dos garis na praia, com a certeza de que as pessoas respeitariam a orientação de evitar aglomerações.

Advertisement

“Nossos garis têm expertise e muita experiência em limpeza de grandes eventos. O trabalho fluiu com muita tranquilidade em toda a cidade. Mas nosso planejamento foi feito levando em conta qualquer que fosse o cenário de fluxo de pessoas. E vale parabenizar a população, que contribuiu, atendendo aos pedidos para evitar as aglomerações e ficar em casa”, afirmou Flávio Lopes

Por se tratar de uma operação especial diante de um réveillon esvaziado, a Comlurb acionou um contingente menor de trabalhadores, foram 2.847 garis na operação, que contaram com o apoio 186 veículos. Em 2020, foram 3.420 funcionários distribuídos nos diversos pontos da celebração, com apoio de 177 veículos e mais 35 equipamentos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio produziu menos lixo na virada do ano
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui