Rio recebe 37 mil doses de vacinas contra Covid-19, quantidade insuficiente para retomar calendário

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são cerca de 68 mil pessoas com 24 anos no Rio, o que não permite que o calendário seja retomado enquanto a quantidade total de doses não for entregue

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Myke Sena/MS

O estado do Rio de Janeiro recebeu, na madrugada desta quarta-feira (11/08), um novo lote de vacinas contra a Covid-19, com pouco mais de 98 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde (3,5 mil de AstraZeneca e 94,7 mil de Pfizer).

No entanto, apesar da entrega dos imunizantes, a Prefeitura do Rio optou por manter suspensa a aplicação da primeira dose (D1) para pessoas de 24 anos na cidade, que estava prevista para acontecer nesta quarta, e não garantiu que irá retomar o calendário na quinta (12/08). A segunda dose (D2), porém, para quem está no prazo de recebê-la, está garantida.

Vale ressaltar que a decisão do Poder Executivo do Rio de prosseguir com a suspensão passa pelo fato de, das 98 mil novas doses entregues ao estado, apenas pouco mais de 37 mil serem destinadas à capital, quando, na verdade, de acordo com estimativa da Prefeitura, há cerca de 68 mil cariocas na faixa etária dos 24 anos.

”Se não chegar mais doses ainda hoje [quarta], só retomaremos o calendário na sexta-feira [13/08]”, disse o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, que ressaltou também que o Ministério da Saúde tem levado em média 6 dias para despachar aos estados as remessas dos imunizantes.

Advertisement

Confira o comunicado oficial da Secretaria Municipal de Saúde do Rio sobre a chegada das novas doses

”A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro [SMS-Rio] informa que 37.962 doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram à Central de Distribuição do Município, em Jacarepaguá, às 10h17 desta quarta-feira, e serão imediatamente distribuídas pelas unidades da cidade.

Essa quantidade ainda não é suficiente para vacinar o grupo de 24 anos, estimado em 68 mil pessoas. Portanto, a SMS-Rio ainda aguarda a distribuição do restante das doses pelo Ministério da Saúde para continuar a aplicação da primeira dose.

A imunização com a primeira dose está restrita a adultos acima de 50 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas a partir de 18 anos. A segunda dose está mantida nos postos normalmente.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio recebe 37 mil doses de vacinas contra Covid-19, quantidade insuficiente para retomar calendário
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui