Rio recebe ações voltadas à Semana do Meio Ambiente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Reprodução/Internet

As celebrações para o Dia Mundial do Meio Ambiente, que será comemorado na próxima quarta-feira (05/06), acontecem durante toda a semana. E o Rio de Janeiro, claro, terá ações, organizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, comandada por Marcelo Queiroz.

Na segunda-feira (03/06), a exposição ”Parques Naturais Municipais da Cidade do Rio de Janeiro” acontece, simultaneamente às 09h, no Hall dos Elevadores, no Centro Administrativo São Sebastião, em Santo Cristo, e no Palácio da Cidade, em Botafogo, que recebe também o programa ”Adoção de Áreas Verdes”.

Na terça (04/06), às 10h, haverá um mutirão de limpeza no Canal das Taxas, no Recreio dos Bandeirantes. A ação para o recolhimento de resíduos mobilizará moradores da região, voluntários e representantes do Movimento de Despoluição do Canal das Taxas e a Comlurb. O ponto de encontro será na esquina da Rua Professor Hermes Lima com a Avenida Glaucio Gil.

Na quarta (05/06), no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, a secretaria lança a publicação comemorativa pelos 20 anos do Programa Educativo de Áreas de Reflorestamento, criado com o objetivo de apoiar ações do Projeto Mutirão de Reflorestamento por meio de atividades como seleção e capacitação de agentes ambientais para atuarem nas comunidades beneficiadas, realização de diagnósticos socioambientais, incluindo pesquisas domiciliares nas comunidades, oficinas de arte-educação, mutirões de limpeza dentre outras ações.

Advertisement

Na sexta (07/06), no Centro de Educação Ambiental de Marapendi, no Recreio dos Bandeirantes, às 09h, um seminário sobre temas relacionados ao meio ambiente e sua aplicação pedagógica em sala de aula vai contar com a participação de 40 professores da Secretaria Municipal de Educação. Os docentes também participarão de uma visita orientada e plantio de mudas de restinga na região onde está localizado o Centro de Educação Ambiental de Marapendi, no Recreio dos Bandeirantes. Na Marina da Glória, às 10h, voluntários distribuirão mudas de pingo-de-ouro para a população.

No sábado (08/06), centenas de voluntários, moradores e até escoteiros vão se unir para dar um ‘abraço’ nas praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes. Promovida pelo Instituto Route Brasil, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, a iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção sobre o impacto que o descarte inadequado do lixo pode causar para a fauna marinha. De mãos dadas, os participantes formarão uma verdadeira corrente humana que se inicia no Posto 1 da Barra da Tijuca e vai se estender por toda a orla até o final da Praia do Recreio. Em seguida, os voluntários participam de um mutirão de limpeza. O ponto de encontro é no Posto 5 da praia da Barra.

No domingo (09/06), encerrando as comemorações, haverá, na Quinta da Boa Vista, em São Cristovão, atividades de educação ambiental, palestras com temáticas ambientais e distribuição de mudas. As ações serão realizadas próximas ao Jardim Zoológico.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio recebe ações voltadas à Semana do Meio Ambiente
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui