Rio recebe festival de cinema lusófono

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Do Portugal Digital:

Começa hoje no Rio de Janeiro o festival Lusovideografia, evento que reunirá o cinema lusófono de vários gêneros. As apresentações serão feitas até ao próximo dia 18, no Espaço Cultural Oi Futuro e no Espaço Durex, as entidades que organizam o festival.

O Lusovideografia tem a coordenação geral de Clarisse Tarran, Mauro Espíndola e André Alvim, mas há outros curadores convidados de Portugal, Angola e Brasil. O evento decorrerá com duas partes distintas.

O Durexvideo: África-Brasil é, segundo a organização, “uma compilação de trabalhos de artistas visuais brasileiros e africanos que possuem em comum, mais do que a língua, o modo sensível e poético de interpretar um mundo onde a brutalidade, a instabilidade e a crueza são ingredientes constantes da contemporaneidade”.

Advertisement

Já o projeto Videolab foi criado em 2004 pelos artistas visuais e curadores portugueses Sérgio Gomes e Pedro Almeida e teve sua primeira edição produzida em Coimbra. A mostra exibirá, em cinco sessões, uma seleção de trabalhos que buscam novos caminhos na forma de lidar com a imagem. Além de produções portuguesas serão apresentados artistas de outros países europeus.

Rafael França é o artista homenageado neste Lusovideografia. Será exibido um documentário que aborda a breve trajetória de Rafael França (1957-1991), marcada por um crescente afastamento dos meios tradicionais artísticos e pela vontade de experimentar novas técnicas.

A programação completa do evento você pode encontrar aqui.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio recebe festival de cinema lusófono
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui