No próximo mês, o Rio de Janeiro recebe o II Congresso Internacional de Estudos Afrodiaspóricos, que ocorrerá na sede do Sesc RJ, no Flamengo. O evento reúne pensadores e artistas da África do Sul, Guiné-Bissau, Haiti, Senegal e Brasil, oferecendo uma programação variada com palestras, debates, exposições de economia criativa, oficinas e apresentações musicais.
Marcado para acontecer de 5 a 7 de setembro, o congresso está com inscrições abertas para os interessados. O objetivo é reunir pesquisadores de diversas nacionalidades para explorar o pensamento decolonial afrodiaspórico e a potência artística e poética oriunda dos deslocamentos forçados. O foco está na produção de narrativas subjetivas, vida e resistência, indo além das narrativas tradicionais sobre traumas e dores.
Assuntos relacionados à teoria e à história da arte, reflexões filosóficas, performatividades e produções artísticas serão discutidos em mesas-redondas com convidados de países com forte presença no desenvolvimento de epistemologias no campo. O festival contará com a condução cerimonial de Obirim Odara, ativista anticolonial, doutoranda em Filosofia e idealizadora da plataforma “Não Me Colonize”.
Uma das conferências será ministrada por Mamadou Baila Ba, ativista político antirracista e tradutor luso-senegalês. O convidado internacional analisará as contribuições da diáspora africana para a formação das sociedades contemporâneas e para a construção de identidades afrodescendentes.
Além das rodas de conversa, as atividades incluem ainda uma oficina de percussão afroamazônica, conduzida pelo Mestre Pedro Bolão, artista quilombola e um dos maiores divulgadores da cultura amapaense. Na oficina, ele ensinará a confecção de instrumentos a partir de materiais recicláveis e a tocar esses instrumentos, explorando os saberes do batuque e do marabaixo. Haverá também uma apresentação do Musikeletrofolk, projeto de música afrodiaspórica desenvolvido pelo artista Spirito Santo.
As inscrições para palestras, debates, oficinas e demais atividades devem ser feitas antecipadamente por meio deste link, e o credenciamento ocorrerá durante os dias do evento. O Congresso contará com recursos de acessibilidade, incluindo tradução simultânea para o inglês, LIBRAS e audiodescrição.
SERVIÇO:
- Data: 05 a 07 de setembro
- Horários: 10 às 12h | 15h às 18h (somente dia 7/9: 10h às 17h)
- Endereço: Rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo | Auditório Fecomércio RJ
- Inscrições: forms.office.com
- Programação: II Congresso Internacional de Estudos Afrodiaspóricos Sesc RJ
- Evento gratuito, sujeito à lotação, porém com inscrição prévia.
- Classificação indicativa: livre.