Rio recebe II Congresso Internacional de Estudos Afrodiaspóricos

Evento discute arte e pensamento decolonial com pensadores e artistas da África do Sul, Guiné-Bissau, Haiti, Senegal e Brasil, no bairro do Flamengo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Evento acontece no bairro do Flamengo, na sede do Sesc Rio. Reprodução: Rio Carnival.

No próximo mês, o Rio de Janeiro recebe o II Congresso Internacional de Estudos Afrodiaspóricos, que ocorrerá na sede do Sesc RJ, no Flamengo. O evento reúne pensadores e artistas da África do Sul, Guiné-Bissau, Haiti, Senegal e Brasil, oferecendo uma programação variada com palestras, debates, exposições de economia criativa, oficinas e apresentações musicais.

Marcado para acontecer de 5 a 7 de setembro, o congresso está com inscrições abertas para os interessados. O objetivo é reunir pesquisadores de diversas nacionalidades para explorar o pensamento decolonial afrodiaspórico e a potência artística e poética oriunda dos deslocamentos forçados. O foco está na produção de narrativas subjetivas, vida e resistência, indo além das narrativas tradicionais sobre traumas e dores.

Assuntos relacionados à teoria e à história da arte, reflexões filosóficas, performatividades e produções artísticas serão discutidos em mesas-redondas com convidados de países com forte presença no desenvolvimento de epistemologias no campo. O festival contará com a condução cerimonial de Obirim Odara, ativista anticolonial, doutoranda em Filosofia e idealizadora da plataforma “Não Me Colonize”.

Uma das conferências será ministrada por Mamadou Baila Ba, ativista político antirracista e tradutor luso-senegalês. O convidado internacional analisará as contribuições da diáspora africana para a formação das sociedades contemporâneas e para a construção de identidades afrodescendentes.

Além das rodas de conversa, as atividades incluem ainda uma oficina de percussão afroamazônica, conduzida pelo Mestre Pedro Bolão, artista quilombola e um dos maiores divulgadores da cultura amapaense. Na oficina, ele ensinará a confecção de instrumentos a partir de materiais recicláveis e a tocar esses instrumentos, explorando os saberes do batuque e do marabaixo. Haverá também uma apresentação do Musikeletrofolk, projeto de música afrodiaspórica desenvolvido pelo artista Spirito Santo.

As inscrições para palestras, debates, oficinas e demais atividades devem ser feitas antecipadamente por meio deste link, e o credenciamento ocorrerá durante os dias do evento. O Congresso contará com recursos de acessibilidade, incluindo tradução simultânea para o inglês, LIBRAS e audiodescrição.

SERVIÇO:

  • Data: 05 a 07 de setembro
  • Horários: 10 às 12h | 15h às 18h (somente dia 7/9: 10h às 17h)
  • Endereço: Rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo | Auditório Fecomércio RJ
  • Inscrições: forms.office.com
  • Programação: II Congresso Internacional de Estudos Afrodiaspóricos Sesc RJ
  • Evento gratuito, sujeito à lotação, porém com inscrição prévia.
  • Classificação indicativa: livre.


Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio recebe II Congresso Internacional de Estudos Afrodiaspóricos
lapa dos mercadores 2024 Rio recebe II Congresso Internacional de Estudos Afrodiaspóricos

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui