Rio receberá finais da maior competição multiplataforma de e-Sports do mundo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Final Wesg Shangai 2019/ Foto: Reprodução Internet

A quarta edição do World Eletronic Sports Games (WESG), evento que é considerado os Jogos Olímpicos dos e-Sports, será realizada pela primeira vez no Rio de Janeiro, com a disputa das finais acontecendo entre os dias 31/01 de 2020, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

O WESG chega ao Rio prometendo arrebatar legiões de jogadores e fãs de quatro dos maiores games do cenário esportivo. As competições de CS:GO, PES 2020, Starcraft 2 e Dota 2 serão abertas em categorias open, para jogadores profissionais e amadores, independente do gênero, disputando juntos e em igualdade. As inscrições do WESG são abertas ao público de mais de 30 países e distribuirá 150 mil dólares em premiações.

O evento é responsável por reunir jogadores de 125 países e a etapa decisiva reunirá vencedores de todas as classificatórias onlines, divididas em 4 etapas e que serão realizadas entre os dias 12/12 e 12/01 . A expectativa é que a Cidade Das Artes receba até 10 mil pessoas durante o campeonato. Os vencedores da América Latina disputarão as finais mundiais, na cidade de Chongqing, meca dos e-Sports na China, em março de 2020.

Com uma legião de fãs e praticantes cada vez maior, formando novos ídolos de uma geração de seguidores fieis e com o interesse crescente das marcas e patrocinadores, os e-Sports e o WESG parecem bem longe de ser uma onda passageira. Com mais de 2 bilhões de pessoas, e movimentando 91 bilhões de dólares, indústria dos games é 6 vezes maior do que a da música, por exemplo.

Advertisement

A realização do WESG LATAM é reflexo do crescimento exponencial da indústria de games e e-Sports no mundo. Maior mercado da indústria do entretenimento, os games movimentaram 91 bilhões de dólares no último ano (Super Data), equivalente a seis vezes a indústria da música, e três vezes maior do que a do cinema. E o Brasil acompanha de perto esta tendência.

32B7895C00000578 3518144 image a 61 1459462282657 Rio receberá finais da maior competição multiplataforma de e-Sports do mundo
Final Wesg Shangai 2018 / Foto: Reprodução Internet

O DIÁRIO DO RIO entrevistou o Diniz Albieri, o Gruntar, um dos percursores na narração de e-Sports no Brasil.

Atualmente, cerca de 66% dos brasileiros jogam em algum tipo de tela, segundo dados da Pesquisa Game Brasil 2019, realizada por Sioux Group, Blend New Research e ESPM. Globalmente, mais de 2 bilhões de pessoas são gamers em algum nível, segundo estudo da Newzoo, especializada neste mercado.

Especificamente nas modalidades de e-Sports, que representam os games competitivos, o Brasil já conta com mais de 21 milhões de jogadores (Newzoo 2019), atrás apenas da China e Estados Unidos.

O interesse crescente do público é medido não apenas pelo número de jogadores, mas também pela audiência nas mais diversas plataformas de mídia. Mais de 13% dos usuários de internet do mundo assiste ou joga e-Sports. No WESG LATAM, serão mais de 125 horas de competições integralmente transmitidas ao vivo pela Twitch.TV e Youtube. Já as finais terão também transmissão dos canais Sportv. Estrelas do universo gamer farão parte das transmissões.

As inscrições já estão abertas ao público através do site.

Classificatórias onIine WESG LATAM:
Entre 12 dezembro de 2019 e 12 de janeiro de 2020.

Finais WESG LATAM na Cidade das Artes, Rio de Janeiro:
Entre 31 de janeiro de 2020 e 02 de fevereiro de 2020.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio receberá finais da maior competição multiplataforma de e-Sports do mundo
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Rio receberá finais da maior competição multiplataforma de e-Sports do mundo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui