Rio registra expansão de 41,5% de novas unidades de supermercados no primeiro semestre

Nos seis primeiros meses de 2021, foi registrada alta de 41,5%, o que significa mais 2.600 unidades abertas no estado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Lopes

Um levantamento realizado pela Geofusion, líder no segmento de inteligência geográfica no país, aponta que o Estado do Rio de Janeiro teve um ritmo de abertura de supermercados no primeiro semestre de 2021. O índice ainda é inferior ao registrado no período pré-pandemia, mas já é possível constatar uma com leve recuperação.

Enquanto o primeiro semestre de 2019 houve aumento de 59% de novas unidades, nos seis primeiros meses de 2021, esse número registrou alta de 41,5% – em números absolutos isso significa mais 2.600 unidades abertas no estado. Em 2020, esse dado ficou em 14,3%. O potencial de per capita de compras no estado, neste ano, é de R? 2,16 mil.

Do ponto de vista nacional, o levantamento da Geofusion, aponta que o ritmo de abertura de supermercados no primeiro semestre de 2021 superou o índice registrado no período pré-pandemia. Enquanto o primeiro semestre de 2020 teve 8,4% novas lojas a mais que no mesmo período do ano anterior, nos seis primeiros meses de 2021, o número de novas unidades registrou alta de 43,9%.

O setor, considerado essencial para o comércio varejista, foi um dos poucos que se manteve a pleno vapor mesmo durante o auge da crise sanitária. Destacam-se, nesse contexto, o fato de as pessoas terem ficado mais tempo em casa, com o aumento do consumo de alimentos nos domicílios, e o pagamento do auxílio emergencial, que garantiu renda mínima aos mais vulneráveis.

Advertisement

Com o início da pandemia em 2020, muitas inaugurações foram adiadas. Os dados mais atuais fornecidos pela Geofusion, mostram que no primeiro semestre deste ano o setor de supermercados recuperou seu ritmo de crescimento pré-pandemia.

O segmento de supermercados tem apresentado tendência de expansão desde 2015 em todo o país. Até 2018, houve variação entre 15% e 20%, no primeiro semestre. De janeiro a junho de 2019, o aumento do número de novas unidades foi ainda maior: 39,5% em relação ao primeiro semestre de 2018. Com o início da pandemia em 2020, muitas inaugurações acabaram sendo adiadas.

Os dez estados que registram maior expansão, no primeiro semestre de 2021, foram: Acre (86,0%), Sergipe (70,5%), Pernambuco (63,9%), Roraima (63,5%), Bahia (61,9%), Piauí (59,6%), São Paulo (56,5%), Amapá (56,5%), Tocantins (52,2%) e Paraíba (48,0%). Todos esses estados vinham apresentando crescimento no indicador, e, em diversos momentos, estiveram no ranking dos estados com maior expansão em termos proporcionais.

Quando se trata de números absolutos, destacam-se São Paulo, com abertura de quase sete mil lojas; Bahia, com quase quatro mil unidades; Minas Gerais, com 3,3 mil; Rio de Janeiro, com 2,6 mil; Rio Grande do Sul e Ceará, ambas com aberturas de aproximadamente 2,2 mil unidades. Por fim, os estados do Pará, Goiás, Paraná e Pernambuco, apresentaram cerca de 1,8 mil novos estabelecimentos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio registra expansão de 41,5% de novas unidades de supermercados no primeiro semestre
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui