A cidade do Rio de Janeiro teve, nesta quarta-feira (21), a madrugada mais fria de 2024 até agora, com os termômetros marcando 14,7°C em Jacarepaguá, na Zona Oeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura também foi registrada em outras áreas, como no Alto da Boa Vista, segundo o sistema Alerta Rio, da prefeitura. Foi o segundo dia consecutivo com quebra do recorde de mínima do ano.
Na terça, a menor temperatura registrada havia sido 14,8°C na Vila Militar, superando a marca anterior de 15,2°C, também em Jacarepaguá. O outono segue mostrando sua força na capital fluminense, com grande amplitude térmica: dias de céu limpo e calor, seguidos por madrugadas geladas.
Segundo César Soares, meteorologista da Climatempo, o fenômeno é causado pela ausência de nebulosidade, que favorece a rápida perda de calor durante a noite. “Essa falta de nuvens permite que o calor acumulado ao longo do dia escape com facilidade, provocando quedas mais bruscas de temperatura”, explicou.
O frio atingiu todo o estado. Em Salinas, distrito de Nova Friburgo, os termômetros marcaram 3,5°C nesta manhã. No alto do Parque Nacional do Itatiaia, uma estação extraoficial chegou a registrar impressionantes -6,8°C.
E os próximos dias devem trazer ainda mais frio, mas também chuva. Uma frente fria se aproxima e deve mudar o tempo a partir da noite de quinta-feira (23). “A quinta ainda tem pancadas de chuva isoladas, mas a sexta será de céu nublado, alta umidade e possibilidade de chuva forte em boa parte do estado”, adianta Soares.
O Centro de Operações Rio (COR-Rio) alerta ainda para avisos de ressaca emitidos pela Marinha, com validade entre as 21h de quinta e 21h de sexta-feira. A previsão é de ondas de até 2,5 metros de altura no litoral carioca.
No sábado, o tempo permanece instável, com chuvas intermitentes. No domingo, a tendência é de céu nublado, mas sem previsão de chuva e com leve elevação nas temperaturas.
A matéria diz noite mais fria de 2024….