Rio registra maior número de internações por Covid-19 desde dezembro

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 1.091 pessoas estão internadas, sendo que 554 estão em UTIs. Além disso, 51 pessoas esperam por um leito hospitalar há mais de 24h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução: Internet

O número de pessoas internadas por Covid-19 na cidade do Rio registrou um significativo aumento desde dezembro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 1.091 pessoas estão internadas, sendo que 554 estão em UTIs.  Somado a isso, a cidade conta com 51 pessoas no aguardo de um leito hospitalar há mais de 24h. A taxa de ocupação de leitos é de 88%. A Prefeitura já anunciou a abertura de novos leitos para o tratamento da doença.

Apesar das medidas restritivas decretadas pela Prefeitura para tentar controlar o avanço do novo coronavírus, muita gente tem burlado as determinações.  Operações realizadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), durante o final de semana, resultaram em 1.698 ações, entre multas e interdições a estabelecimentos, não uso de máscaras, aglomerações em situações variadas, encerramento de feiras, infrações de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias de ambulantes. A Seop fechou 97 estabelecimentos e multou 44 bares e restaurantes.

Prefeitura decreta novas medidas restritivas

Na semana passada, o prefeito Eduardo Paes decretou novas medidas restritivas para diminuir a contaminação da covid-19. Pelo decreto municipal, bares e restaurantes podem funcionar das 10h30 às 21h. Entre às 23h e 5h, fica proibida a permanência de pessoas na ruas, sob risco de multa. Ao comércio é permitido funcionar com 40% da capacidade de clientes. As novas regras passaram a valer a partir da meia-noite desta sexta (12/03) e são válidas até o dia 22/03.

Advertisement

Confira as medidas da Prefeitura:

O setor de serviços deverá funcionar das 8h às 17h. A administração pública, por sua vez, funcionará entre 9h e 19h. Entre 10h30 e 21h é o horário de funcionamento do comércio em geral, incluindo bares, restaurantes e quiosques da orla. Comércio de ambulantes na orla poderá funcionar até às 17h. Os estabelecimentos deverão seguir com rigor o horário de funcionamento, sob pena de multa de R$ 14 mil e até fechamento por 15 dias, punição prevista no Diário Oficial.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, foi muito claro e enfático no que diz respeito ao cumprimento das novas determinações: “Não vai ser tolerado nenhum tipo de aglomeração. Os bares serão fechados por 15 dias (caso descumpram). Isso está no decreto. Está todo mundo mais do que avisado“.

Aglomerações em praças serão fiscalizadas com rigor. Os transgressores poderão ser multados em R$ 562,82. O decreto municipal prevê que a Secretária de Ordem Pública e a Vigilância de Saúde podem impor regras mais duras para bairros e ruas onde haja descumprimento das medidas. “Lapa, Olegário Maciel (na Barra), Dias Ferreira (no Leblon), Vista Alegre…Nós podemos ter medidas restritivas para esses lugares”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O funcionamento de casas de espetáculos, boates, e rodas de samba continuam proibidas. Da mesma forma, exposição e a venda de bebida alcóolica em bancas de jornais e revistas também estão proibidas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio registra maior número de internações por Covid-19 desde dezembro
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui