Imagem apenas ilustrativa | Praia da Barra - Foto: Alexandre Macieira/Rio CVB

Com dias de calor mesmo no inverno, o Sistema Alerta Rio registrou esta semana as maiores sensações térmicas do inverno de 2021 com recordes nos dias 16 (45,6°C), 17 (40,9°C) e 20 (44,8°C) de agosto na estação Guaratiba, na Zona Oeste da cidade do Rio.

Segundo o Alerta Rio, a estação possui uma peculiaridade característica local: a brisa marítima leva umidade para o continente. Como a sensação térmica é medida por meio do cálculo entre a temperatura e a umidade, este fenômeno influencia na ocorrência destes registros elevados.

De acordo com o meteorologista Nilton Moraes, a sensação térmica elevada, nesta época do ano, não é uma novidade: “É normal e já aconteceu outras vezes. Como estamos no final do inverno, a quantidade de radiação que chega sobre a cidade vai aumentando à medida que se aproxima da primavera. Em um período seco, a interação desta radiação com a umidade favorece a elevação das temperaturas“.

Ele lembra ainda que estes altos registros de sensação térmica devem continuar até a próxima quarta-feira (25/08), porque a previsão é de que as temperaturas permaneçam acima dos 30°C, influenciadas por um sistema de alta pressão que atua sobre o município do Rio de Janeiro.

Confira as maiores sensações térmicas do inverno 2021:

  • Dia 16/08 – 45,6°C
  • Dia 17/08 – 40,9°C
  • Dia 20/08 – 44,8°C

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui