Rio retoma o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti

Os agentes de saúde já fizeram dois milhões de vistorias em todas as regiões do Rio contra o mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Agentes de saúde no trabalho de combate ao mosquito da dengue - Prefeitura do Rio/Divulgação

a Secretaria Municipal de Saúde retomou o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), após a suspensão dos trabalhos em decorrência da pandemia de Covid-19. Com a estabilização do cenário epidemiológico na cidade, a secretaria pode destinar mais recursos para outras frentes da saúde pública.

Os agentes da Coordenação de Vigilância Ambiental de Saúde, que já fizeram dois milhões de vistorias em todas as regiões da cidade contra o mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya, sairão a campo para fazer o levantamento, que serve de base para o monitoramento e planejamento do combate a essas três arboviroses. Desde o início das ações contra a dengue, foram eliminados 153 mil potenciais criadouros do mosquito.

Nos próximos dias nos próximos dias 11 e 18/04, o Sambódromo também será objeto da atuação dos agentes de saúde, para eliminar possíveis focos do mosquito nas instalações da Sapucaí. Ação faz parte dos preparativos para os desfiles das escolas de samba, que começam dia 20/04.

Em 2022, a secretaria municipal de Saúde registrou 470 casos de dengue e um óbito. Para evitar ocorrências de dengue e outras arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, o governo incentiva a população a eliminar focos de atuação do mosquito, através da cobertura ou eliminação de recipientes que acumulem água, como bebedouros de animais, vasos de plantas, pneus velhos e vasilhames abandonados. Pedidos de vistorias podem ser solicitados pela Central 1746.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio retoma o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui