Reconhecido como um dos cenários mais icônicos do cinema mundial, o Rio de Janeiro vai oficializar sua vocação audiovisual com o lançamento do Selo Film Friendly. A iniciativa, criada pela RioFilme, será apresentada durante o Rio2C, maior evento de criatividade e inovação da América Latina, que acontece entre os dias 27 de maio e 1º de junho, na Cidade das Artes.
O selo vai identificar estabelecimentos, hotéis e restaurantes que atuam como parceiros estratégicos nas produções filmadas na capital fluminense. A ideia é reforçar a infraestrutura de apoio à indústria do audiovisual, facilitando as operações logísticas e promovendo o Rio como um destino cada vez mais amigável às filmagens.
A política se alinha com práticas já adotadas em outros países e cidades que disputam espaço no mercado internacional. “O objetivo é transformar o acolhimento das produções em um diferencial competitivo da cidade”, afirmam representantes da RioFilme.
Em 2024, o Rio registrou 8.872 diárias de filmagem, superando pela segunda vez consecutiva cidades como Paris, com uma diferença de quase 40%. O dado evidencia o crescimento do setor e reforça a capital fluminense como uma das mais filmadas do mundo.
Parabéns, pré-governador.
Depois do sucateamente promovido por Crivella, o Rio voltando aos poucos.