Rio tem 19 áreas consideradas muito quentes; saiba quais são

Estudo da UFRJ em parceria com instituição dos EUA proporá medidas de adaptação da cidade ao intenso calor

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cariocas aproveitando praia no Rio de Janeiro em dia de forte calor - Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

Em meio ao intenso calor que paira sobre o Rio de Janeiro nos últimos dias, inclusive com sensação térmica de 58 graus, a maior da história da cidade, um levantamento realizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima (GeoClima) da UFRJ aponta que a capital fluminense possui 19 áreas consideradas bastante quentes.

De acordo com o ”Observatório do Calor”, programa composto por mais de 60 voluntários, entre estudantes, líderes comunitários e profissionais que costumam trabalhar debaixo de sol forte, como garis e vendedores de mate nas praias, essas regiões estão divididas da seguinte forma:

  1. Gávea, Ipanema, Lagoa e Leblon
  2. Botafogo, Copacabana e Humaitá
  3. Gávea, Rocinha, São Conrado e Vidigal
  4. Flamengo, Glória, Lapa, Laranjeiras, Largo do Machado e Santa Teresa
  5. Centro, Gamboa, Praça Mauá, Providência, Santo Cristo e Saúde
  6. Estácio, Maracanã, Tijuca, Vila Isabel
  7. Engenho Novo e Méier
  8. Barreira do Vasco, Benfica, Mangueira e São Cristóvão
  9. Penha e Penha Circular
  10. Cascadura, Estádio Nilton Santos e Piedade
  11. Complexo do Alemão, Engenho da Rainha e Inhaúma
  12. Coelho Neto, Irajá, Madureira 1, Rocha Miranda e Vicente de Carvalho
  13. Bento Ribeiro 1, Campinho, Honório Gurgel, Madureira 2 e Oswaldo Cruz
  14. Ilha do Governador
  15. Curicica e Taquara
  16. Barra da Tijuca e Jardim Oceânico
  17. Bento Ribeiro 2, Marechal Hermes, Vila Militar e Vila Valqueire
  18. Bangu, Padre Miguel e Realengo
  19. Itanhangá e Tijuca

Vale destacar que, para que o estudo fosse realizado, cada área foi percorrida três vezes, em período diferentes, isto é, manhã, tarde e noite. Paralelamente, visando uma comparação igualitária entre os dados, temperatura e umidade do ar foram medidas em um único dia, de maneira simultânea.

Agora, os resultados serão devidamente analisados por cientistas norte-americanos, da Administração Atmosférica e Oceânica Nacional dos EUA, que vão propor medidas de adaptação baseadas nas especificidades da cidade.

Advertisement

”É uma iniciativa de ciência cidadã contra as mudanças climáticas. O calor mata, especialmente quem vive e trabalha nos bairros menos arborizados e com maior adensamento populacional. O Rio sofre com a insalubridade térmica. É um dos municípios mais quentes do Brasil e não está preparado para enfrentar a elevação de temperatura e as ondas de calor, cada vez mais frequentes”, diz Núbia Beray, coordenadora do GeoClima e do Observatório do Calor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio tem 19 áreas consideradas muito quentes; saiba quais são
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Faltou falar da parte mais importante da matéria. Seria o preço da batata e do arroz que aumentaram no supermercado? Não, era falar qual é a região mais quente . Aff ?

  2. Faltaram bairros quentes da Zona Oeste.

    E vai realizar estudos nos EUA, que tem o ecossistema totalmente diferente do nosso? Com tanta universidade aqui! Parece que a prefeitura do Rio está querendo patrocinar pesquisa para gringo.

    Enfim, estudo para dizer que a solução é: reflorestamento. A prefeitura vai bancar a solução? ou vai comprar tecnologia americana só pra “inglês” ver…

  3. Incrível, mas esqueceram lugares muito mais quentes e quase que toda a zona oeste. Bangú, Santíssimo, Campo Grande, Cosmos, Guaratiba e principalmente Santa Cruz, onde foi medida a sensação térmica de 58 graus e os termômetros de rua marcaram 42 graus.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui