Rio tem ação social no dia Dia Nacional de luta da população em situação de rua

A ação foi realizada no Largo da Carioca, na região central da cidade e ofereceu serviços de saúde e cidadania à população

Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (19/08), Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, o Largo da Carioca, no centro da cidade, recebeu uma ação social com serviços diversos como distribuição de alimentos e oferta de empregos. A medida é realizada apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio), o Consultório na Rua (CNAR).

Uma equipe composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente social, psicólogo e assistente social atendeu a população. Além do atendimento na área de saúde, ações de cidadania também foram hispanizadas como emissão de documentos básicos para identificação, acesso a serviços públicos e a benefícios, como o Auxílio Brasil.

Em entrevista ao jornal O dia, Fabiana Antunes, enfermeira e gerente técnica do CNAR no município, destacou que os espaços urbanos são uma extensão do consultório.

O trabalho itinerante de acompanhamento feito pelas equipes é fundamental para ofertar o cuidado integral à população em situação de rua, identificando suas necessidades e buscando construir uma atenção compartilhada e em rede, combatendo estigmas que reduzem essas pessoas à margem da sociedade. O objetivo do CNAR é promover amplo acolhimento e a redução de danos desse grupo populacional, que se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados. A equidade é um dever cívico e a promoção, proteção e recuperação da saúde são as bases fundamentais do CNAR”, disse a enfermeira.

Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui