Temperatura de 41 graus se tornou comum no verão carioca - Foto: Reprodução

O Rio de Janeiro teve mais um dia de intenso calor nesta sexta-feira (29/01), com os termômetros marcando, segundo o site especializado ”Climatempo”, novamente 41 graus, assim como na quinta (28/01).

E a previsão é que o céu continue fortemente ensolarado neste final de semana. Tanto no sábado (30/01) quanto no domingo (31/01), a tendência é que as temperaturas ultrapassem novamente os 40ºC, com sensação térmica chegando a quase 50 graus.

Vale ressaltar que o clima absurdamente quente deve continuar na semana que se inicia, com possibilidade de chuvas – e mesmo assim apenas pancadas – somente para quinta-feira (04/02).

Irajá é o bairro mais quente da cidade

De acordo com um levantamento recente realizado pelo Sistema Alerta Rio, Irajá, na Zona Norte, foi o bairro mais quente da capital fluminense em 2020. Três fatores são fundamentais para tal: proximidade com a Avenida Brasil, alta ocupação do solo e pouca presença de áreas verdes.

”Irajá não deve ser muito diferente de seus vizinhos mais próximos, como Penha, Bonsucesso, Madureira e Cascadura. Mas lá é onde temos uma estação [de monitoramento de temperaturas]. Em Bangu, por exemplo, não há mais estação de temperatura. Por isso, o imaginário de Bangu como bairro mais quente deve ficar para a geração mais antiga, e os mais novos vão ler sobre Irajá”, explica Andrews Lucena, doutor em Ciências Atmosféricas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui