Rio tem nova unidade de conservação na Floresta do Camboatá, em Deodoro

Refúgio de Vida Silvestre do Camboatá tem área de 171 hectares e abriga remanescente de floresta atlântica de terras baixas e espécies ameaçadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Jefferson Teófilo

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, sancionou a lei que cria uma nova unidade de conservação da cidade: o Refúgio de Vida Silvestre do Camboatá. A lei 7.183/2021, decretada pela Câmara dos Vereadores e sancionada pelo prefeito, estabelece proteção integral à Floresta do Camboatá, que vinha sendo objeto de grande controvérsia em função do processo de licenciamento de um autódromo internacional.

Com área de 171,58 hectares, o RevisCamboatá vai preservar um dos últimos remanescentes de floresta de Mata Atlântica de Baixada da capital. A mata também abriga espécies em extinção, como os rivulídeos – conhecidos como “peixe das nuvens” – e exerce papel fundamental na conexão entre os maciços do Gericinó-Mendanha, Pedra Branca e Tijuca.

Essa é uma vitória fundamental para toda a cidade. Temos metas de criarmos corredores verdes, principalmente na Zona Oeste da cidade. A manutenção da Floresta do Camboatá é mais um exemplo que agora há uma clara diretriz para tornar a cidade mais resiliente. Vamos incentivar as pesquisas científicas e o ecoturismo“, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere.

A lei estabelece ainda que a gestão do RevisCamboatá caberá à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que designará um gestor para a unidade de conservação.

Advertisement

De autoria do vereador Célio Lupparelli, o texto de criação da proteção à Floresta do Camboatá passou em segunda discussão na Câmara dos Vereadores em 3 de novembro. A redação foi feita em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, que consolidou os estudos técnicos que fundamentam o projeto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio tem nova unidade de conservação na Floresta do Camboatá, em Deodoro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui