Rio tem o terceiro pior tempo de deslocamento do transporte público do Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Linha Amarela | Imagem apenas ilustrativa | Foto: Reprodução

Na região metropolitana do Rio de Janeiro são gastos, em média, 95 minutos diários no trajeto de ida e volta do trabalho. É o que mostra um levantamento feito por um site criado pelo Moovit, aplicativo que calcula rotas urbanas usando o transporte público. A pesquisa analisou 24 países.

À frente do Rio de Janeiro estão Goiânia (média 98 minutos) e Recife e Brasília, empatadas em segundo lugar, que contam com uma média de 96 minutos gastos nos dias de semana. O melhor índice entre as cidades brasileiras foi encontrado na região de Bauru, no interior de São Paulo, onde a média diária é de 52 minutos.

Especialistas em transporte público alertam que tantas horas para deslocar nas grandes cidades causam uma série de problemas.

“As pessoas deixam de ter lazer, pois estão, após ou antes seus horários de trabalho, no trânsito. Isso afeta, diretamente, a saúde, a qualidade de vida. Estresse, por exemplo, é um problema muito comum em pessoas que passam muito tempo para ir ou voltar para casa”, opina Robson Souza, urbanista estudioso do transporte público.

Advertisement

Na Espanha, a maior média de tempo diário é a de Madrid: 62 minutos, enquanto a menor é a da cidade de Sevilha, com 34 minutos. Na Itália, o maior tempo de deslocamento está na capital, Roma, com 79 minutos, e o menor se encontra na cidade de Trieste, com 49 minutos. Paris conta com o maior tempo médio da França, de 64 minutos, enquanto a menor média do país é de 40 minutos, na cidade de Nantes.

Já nos Nos Estados Unidos, a maior média se apresenta na cidade de Filadélfia, na Pensilvânia: 93 minutos. A menor, 70 minutos, está na cidade de San Diego, na Califórnia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio tem o terceiro pior tempo de deslocamento do transporte público do Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui