O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou, na manhã desta quinta-feira (27/1), da primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo (Contur), no Palácio da Cidade, sede do governo municipal. Recriado em dezembro, o conselho debateu, neste primeiro encontro, a importância das políticas públicas para incentivar o setor na cidade do Rio de Janeiro.
– O turismo é uma atividade econômica fundamental para a cidade do Rio, vivemos um período de muita crise econômica somada a essa pandemia e os impactos que ela gera na cidade. Vivemos um excepcional momento do turismo, o Réveillon com 100% de taxa de ocupação, o Verão com 75%, 80%, que é um número fantástico. Então, vamos tratando de temas como a melhora da ordem, manutenção e segurança das áreas mais turísticas – afirmou o prefeito do Rio.
Remodelado de forma mais enxuta pela Secretaria de Turismo (Setur), o conselho, que antes era composto por 38 integrantes, agora conta com 30, entre órgãos, entidades e instituições dos setores público e privado. A redução pretende dar mais celeridade à construção de políticas públicas voltadas ao turismo, com os objetivos de promoção e incentivo ao setor como fator de desenvolvimento social e econômico, atividade estratégica na geração de empregos, renda e inclusão social na cidade do Rio de Janeiro.
– O turismo é uma atividade muito transversal. Este novo conselho conta com a parceria de diversos órgãos, públicos e privados, para que deixemos a cidade mais preparada, organizada e segura para os nossos visitantes. A recriação do Contur é muito importante porque permite a reunião dos principais atores do setor turístico e o diálogo em prol de diagnosticar e resolver, em conjunto, nossos desafios e gargalos – declarou o secretário de Turismo, Bruno Kazuhiro.
Na reunião desta quinta-feira, vários temas foram debatidos como o carnaval, o réveillon e a concessão do Aeroporto Santos Dumont. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, explicou que é a favor da realização de concessões, mas é necessário zelar para que a capital fluminense não sofra prejuízos que, além do setor econômico, vão impactar diretamente no turismo.
– Primeiro recado importante é o seguinte: a Prefeitura do Rio não é contrária a concessões. Na verdade, é contrária ao modelo que foi proposto, que aprofunda um problema, das normas, da regulação, que não é um problema de hoje. Mas, no momento em que você faz um novo contrato com o setor privado para explorar essa concessão no aeroporto, você tem um potencial imenso de aprofundar esse problema. Esse problema, basicamente, esvazia voos regionais do aeroporto do Galeão – explicou Chicão Bulhões.
Órgãos que compões a atual Conselho de Turismo:
- Secretaria de Turismo (Setur)
- Riotur
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS)
- Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva)
- Secretaria Municipal de Cultura (SMC)
- Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (Segovi)
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smac)
- Secretaria de Ordem Pública (Seop)
- Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SMPU)
- Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE)
- Secretaria Municipal de Transportes (SMTR)
- Fundação Cidade das Artes
- Planetário do Rio
- Comissão de Turismo da Câmara Municipal
- Secretaria Estadual de Turismo
- Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTUR)
- Delegacia Especial de Apoio ao Turismo Polícia Civil RJ (DEAT)
- Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV/RJ)
- Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)
- Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC/RJ)
- Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RJ)
- Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET/RJ)
- Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR)
- Associação Comercial do rio de Janeiro (ACRJ)
- Apresenta Rio
- Fecomércio/RJ
- Federação Nacional dos Guias de Turismo do Brasil (FENAGTUR)
- Rio Convention & Visitor Bureau (RCVB)
- Sindicato dos Bares e Restaurantes (SindRio)
- Sindicato Patronal da Classe Hoteleira Carioca (SindHotéis/RJ)