Rio terá ciclovia ligando Tijuca ao Centro

O projeto inicial prevê que a ciclofaixa se estenda da Rua Haddock Lobo até a Avenida Almirante Barroso. As obras começam ainda neste ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ciclofaixa experimental no Centro do Rio - Divulgação

A Tijuca, um dos maiores bairros da Zona Norte do Rio, vai ganhar uma ciclovia ligando a região ao Centro da cidade. A CET-Rio deve iniciar as obras de conexão cicloviária ainda neste ano. O novo trecho para os ciclistas promete ter uma extensão de cerca de seis quilômetros distribuídos por 13 vias, o projeto inicial prevê que a ciclofaixa se estenda da Rua Haddock Lobo até a Avenida Almirante Barroso. A promessa é de que ela seja entregue no ano que vem.

O roteiro da ciclovia Tijuca-Centro passará nas ruas: Rua Haddock Lobo, Rua Ulisses Guimarães, Rua Visconde de Duprat, Rua Júlio do Carmo, Rua Laura de Araújo, Rua Benedito Hipólito, Rua Marquês de Pombal, Rua Frei Caneca, Rua General Caldwell, Rua do Senado, Rua do Lavradio, Avenida República do Chile e Avenida Almirante Barroso.

Dentre as metas estratégicas da prefeitura para este ano, a CET-Rio está responsável pela implantação de conexões cicloviárias com a rede de transporte da cidade: BRT, VLT, barcas, trem e metrô. No fim de 2021, a rede cicloviária carioca, de aproximadamente 450 quilômetros, tinha 60 conexões. Neste ano, foram instaladas outras 14, com a previsão de mais 40 até dezembro, totalizando 114, diz Dinis:

Advertisement

Ciclovia experimental no Centro

Em celebração a Semana do Meio Ambiente, a CET-Rio implantou, de forma experimental, uma ciclofaixa conectando a Praça da República à Avenida Rio Branco, no Centro: o último trecho do projeto. A operação ocorreu da última segunda-feira até ontem, de 7h às 19h, em ruas largas como Avenida República do Chile, mas também em vias estreitas como Rua do Senado. Os espaços reservados aos ciclistas eram improvisados com cones e havia o auxílio de operadores de trânsito.

População do Rio poderá opinar sobre expansão da rede cicloviária da cidade

A Prefeitura do Rio de Janeiro está ”convocando” a população carioca a participar do desenvolvimento do Plano de Expansão da Rede Cicloviária da cidade, intitulado de ”CicloRio”.

Em iniciativa comandada pela Secretaria Municipal de Transportes e a CET-Rio, a ideia é que os moradores locais preencham uma enquete virtual sobre a expansão e realizem a pré-inscrição para oficinas que serão realizadas nas cinco Áreas de Planejamento da cidade até o dia 14/05.

Vale ressaltar que, durante as oficinas, o Poder Executivo do Rio pretende ouvir a população para complementar o diagnóstico da rede já existente e colher contribuições sobre os novos trechos de infraestrutura cicloviária propostos para cada área do município.

Como será

O ”CicloRio” terá como objetivo revisar a Rede de Mobilidade por Bicicleta de forma a estimular cada vez mais o uso deste meio de locomoção, interligar toda a cidade e facilitar a conexão aos centros de bairros, grandes equipamentos urbanos e, sobretudo, à rede de transportes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio terá ciclovia ligando Tijuca ao Centro
Advertisement

9 COMENTÁRIOS

  1. Faço uso da bicicleta para me deslocar diariamente de casa para o trabalho, fazendo o percurso da Cidade Nova ao Centro/Castelo. Torço para que os governantes da Cidade do Rio de Janeiro, se preocupem mais com a mobilidade ativa e reduza ao máximo a circulação de veículos automotores nessa região.

  2. Sensacional! Muito bom! Faço om trajeto diariamente de bicicleta de 9 km, mesmo com certos riscos, ainda consigo chegar ao destino, mais rápido do que e

  3. Faço o trajeto Rua da Quintada (Centro) – Boulevard 28 de Setembro (Vila Isabel) passando pela Cidade Nova, Estácio e Tijuca diariamente na volta pra casa. A criação de uma ciclovia é urgente. Vejo que várias pessoas também usam a bicicleta nesse trajeto. A ciclovia vai dar muito mais segurança para os ciclistas. Ansioso para ver o resultado.

  4. Faço o trecho Muda – Central do Brasil e realmente há trechos bem complicados de se dividir a pista com carros e ônibus. Seria ótimo uma ciclovia: menos riscos pros ciclistas, menos carros na região mais central da cidade.

  5. Sou Tijucano (Largo da 2ª Feira) e trabalho na Pres. Vargas (preto Central), nos fins de semana costumo fazer esse percurso de bike até a ZS. Se a ciclovia passar pela Pres. Vargas seria perfeito, pois caso contrário não tem como ir e voltar do trabalho em segurança.

  6. Usualmente faço este percurso de bike: Rua da Quitanda x Conde de Bonfim. Passando por sambódromo, Estácio e Haddock Lobo. Não são poucos os incovenientes e riscos do trecho. TORÇO para que a cidade assimile a bicicleta como REAL MEIO DE TRANSPORTE e ofereça maior segurança àqueles que preferem uma locomoção mais livre.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui