Rio terá drive-thru da vacinação contra a gripe

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza nesta segunda-feira, dia 23/03, com um drive-thru nos postos do Detran para que idosos possam se vacinar sem sair do carro, diminuindo assim o risco de contaminação pelo Coronavírus. Já para os maiores de 80 anos cadastrados nas clínicas da família, a vacinação será feita em domicílio. Até o dia 15/04, a imunização será exclusiva para idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da saúde. A vacina também estará disponível nas 233 unidades de Atenção Primária, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A proposta, discutida pelas secretarias de Saúde do município e do Estado, é reduzir as filas, garantindo que não haja aglomeração nas unidades de saúde, principalmente de idosos, que são um dos grupos mais vulneráveis às complicações da gripe e da Covid-19. O drive-thru da vacinação acontecerá das 10h às 16h. Já a vacinação em domicílio será realizada pelas equipes de saúde da família, que visitarão todos os maiores de 80 cadastrados em seus respectivos territórios, para evitar o deslocamento desses idosos até as clínicas da família ou centros municipais de saúde.

A campanha vai até 22 de maio. Na segunda fase, a partir do dia 16 de abril, a vacina estará disponível para três outros grupos: professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas. Já no sábado 9 de maio, dia D de mobilização nacional – quando diversos postos volantes serão disponibilizados em toda a cidade – se inicia a terceira fase da campanha, com mais grupos inseridos: crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; indígenas; adultos de 55 a 59 anos; pessoas com deficiência.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Inicia-se com febre alta, dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. O agravamento com hospitalizações e óbitos ocorre, geralmente, nos grupos de alto risco, que são o público alvo da campanha. O objetivo da vacinação é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de que 90% da população alvo da campanha na cidade sejam vacinadas, o que corresponde a pouco mais de 2 milhões de pessoas.

Advertisement

Por recomendação da Organização Mundial da Saúde, a vacina trivalente a ser usada na campanha de 2020 protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul no ano anterior (H1N1, H3N2 Influenza tipo B). O esquema vacinal prevê que crianças até 5 anos que não tenham sido vacinadas em anos anteriores tomem duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. Para os integrantes dos demais grupos prioritários, será administrada uma única dose. Mesmo quem tomou a vacina no ano passado precisa ser vacinado novamente este ano.

Ao comparecer ao posto, solicita-se a apresentação da caderneta de vacinação, se disponível, especialmente no caso das crianças, para que o profissional de saúde verifique se há outras vacinas a serem colocadas em dia. Mesmo quem não tenha caderneta e faça parte dos grupos alvo poderá se vacinar. Pessoas com febre devem aguardar a melhora para tomar a vacina. Já quem tiver alergia grave a ovo deve informar ao profissional de saúde e será orientado a tomar a vacina em unidades específicas, sob condições especiais.

Postos do Detran – 10h às 16h – nos dias em que os postos estiverem em funcionamento não haverá vacinação

Campo Grande
– Estrada do Mendanha, 1672 – não vacinará nas segundas-feiras
Ilha do Governador
– Infraero – Estrada de Tubiacanga s/n – não vacinará nas terças-feiras
Barra da Tijuca
– Av. Ayrton Senna – 2541- não vacinará nas quartas-feiras
Catete
– Rua Machado de Assis, 80 – não vacinará nas quintas-feiras
Tijuca
– Haddock Lobo –– Rua João Paulo I, 194 – não vacinará nas sextas-feiras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio terá drive-thru da vacinação contra a gripe
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui