Rio terá I Semana Carioca de Diversidade Religiosa

Na próxima segunda-feira (17/01), às 14h, para marcar a abertura, haverá um diálogo inter-religioso no Planetário da Gávea com lideranças religiosas que vão apresentar seus segmentos e conversar sobre o respeito à diversidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Henrique Esteves

A Prefeitura do Rio, por meio da Coordenadoria Executiva de Diversidade Religiosa, vai realizar a I Semana Carioca de Diversidade Religiosa. Na próxima segunda-feira (17/01), às 14h, para marcar a abertura, haverá um diálogo inter-religioso no Planetário da Gávea com lideranças religiosas que vão apresentar seus segmentos e conversar sobre o respeito à diversidade.  

A I Semana de Diversidade Religiosa tem o objetivo de  promover o respeito, a igualdade e a liberdade de fé e de culto, previstos no art. 5º da Constituição Federal. A programação foi reduzida devido ao aumento de casos de contaminação da covid-19.  

A Semana da Diversidade Religiosa é um importante marco simbólico da diversidade do Rio de Janeiro. Nossa cidade foi e é constituída a partir da pluralidade de credos, de raças e de origens. Celebrar a diversidade religiosa no calendário oficial da cidade fortalece a liberdade e o respeito que nossa gente merece. É um exercício pedagógico. É como praticar, institucionalmente, a liberdade cultural e religiosa, declarou Márcio de Jagun, coordenador de Diversidade Religiosa do município”.

No dia 21 de janeiro (sexta), para encerrar a semana, será realizado um grande encontro no Museu do Amanhã para celebrar o Dia Internacional das Religiões e o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

Advertisement

A Coordenadoria Executiva de Diversidade Religiosa foi criada nesta gestão do prefeito Eduardo Paes para destacar o direito à liberdade de crença e religião de todos os cariocas, com fundamento na cidadania e na dignidade da pessoa humana.  

A I Semana Carioca de Diversidade Religiosa foi estabelecida de acordo com a aprovação da Lei 865/2021, de autoria do vereador Átila Alexandre Nunes.

17 de janeiro de 2022 (segunda-feira)
Evento: Diálogo Inter-religioso – Abertura da I Semana Carioca da Diversidade Religiosa
Local: Auditório do Planetário da Gávea
Horário: 14h

21 de janeiro de 2022 (sexta-feira)
Evento: Cerimônia de Encerramento da I Semana Carioca da Diversidade Religiosa
Local: Museu do Amanhã
Horário: 10h às 13h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio terá I Semana Carioca de Diversidade Religiosa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui