Rio terá novo calendário de vacinação contra Covid nesta sexta-feira, diz secretário

Daniel Soranz destacou que a capital foi uma das que mais vacinou e que o Rio "quer continuar na frente" na corrida da vacinação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Arquivo/Prefeitura do Rio

Na manhã desta quarta-feira (16/06), o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz afirmou ao “Bom Dia Rio”, da TV Globo, que um novo calendário de vacinação contra Covid-19 será anunciado na próxima sexta-feira (18/06), antecipando a imunização.

Ele destacou que a capital foi uma das que mais vacinou e que o Rio “quer continuar na frente” na corrida da vacinação: “O Rio foi uma das capitais que mais vacinaram. A gente vai fechar 50 anos ou mais essa semana, antes da maioria das capitais do Brasil. E o (novo) calendário vai ser anunciado na sexta-feira pelo prefeito Eduardo Paes. A gente está finalizando os cálculos, mas a gente quer continuar na frente. O prefeito Eduardo Paes vai anunciar na sexta-feira um novo calendário“.

Soranz também anunciou o retorno da aplicação da primeira dose com CoronaVac, que estava suspensa desde 9 de abril devido à redução nas previsões de entrega pelo fabricante, o Instituto Butantan. No entanto, vale citar que o imunizante será destinado preferencialmente para segunda dose e para as grávidas, já que ainda não há recomendação científica para o uso da vacina de Oxford/Astrazeneca nelas.

Corrida das vacinas

Nesta segunda-feira (14/06), após o governador paulista João Doria anunciar a antecipação do calendário de vacinação contra a Covid-19 no estado, Paes afirmou, em tom bem humorado, estar ”preparando a resposta”. A disputa continuou e outros prefeitos e governadores entraram no que está sendo popularmente chamado de “rinha da vacina”. O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, por exemplo, publicou que a cidade também vai vacinar a todos o mais rápido possível.

Advertisement

Paes também elogiou a atuação de Flávio Dino, governador do Maranhão, que é um dos estados brasileiros mais avançados na imunização. O prefeito do Rio disse que Dino “está muito na frente para brigar”, mas comentou o “Arraial da Vacinação” do Maranhão. Outro governador que entrou na disputa foi o Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. Ele afirmou que está na frente na quantidade de segunda dose. Paes logo respondeu marcando Doria e Dino: “Esses caras dos pampas estão querendo gastar onda conosco. Bora vacinar e atropelar o Eduardo Leite“.

Nesta quarta-feira (16/06), a disputa continuou. Doria gravou um vídeo com as novas doses de Coronavac produzidas pelo Butantan e marcou o prefeito do Rio. Paes respondeu dizendo já já passa o governador de São Paulo e que não vai convidá-lo para o Carnaval teste em Paquetá.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio terá novo calendário de vacinação contra Covid nesta sexta-feira, diz secretário
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui