Rio terá programa de proteção aos primeiros mil dias de vida das crianças

De autoria da deputada Tia Ju, a medida prevê a realização do atendimento pré-natal, de consultas pediátricas e de nutricionistas pelo SUS

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Hudson Pontes

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, nesta quarta-feira (27/10), a criação do Programa de Proteção Especial dos Primeiros Mil Dias de Vida das Crianças, para acompanhamento da gestação e da saúde dos bebês nascidos em hospitais públicos. É o que prevê o projeto de lei 3.771/21, da deputada Tia Ju (REP), que foi encaminhado para sanção ou veto do governador Cláudio Castro (PL).

A medida prevê a realização do atendimento pré-natal, de consultas pediátricas e de nutricionistas nas unidades públicas de saúde. Quando necessário, o texto prevê inclusive o atendimento psicológico. Durante esses mil dias, a família deverá receber orientações sobre o plano de parto, amamentação, alimentação saudável, vacinação, hábitos de higiene e medidas de prevenção à transmissão vertical de diversas infecções, como HIV e sífilis.

As unidades públicas de saúde deverão garantir o atendimento humanizado da gestante e da criança – incluindo a preferência pelo parto normal. Segundo o projeto, os primeiros dias de vida vão desde o início da gestação até os primeiros dois anos da criança.

“O fato de a contagem dos primeiros mil dias começar na gravidez justifica-se porque a gestação impacta na saúde física e emocional do feto. O desenvolvimento neurológico também é muito intenso na vida intrauterina e pode sofrer influências externas, como o fumo e o uso de drogas e medicamentos ingeridos pela mãe”, explicou a autora.

Advertisement

A norma ainda precisa da regulamentação do poder Executivo para ser aplicada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio terá programa de proteção aos primeiros mil dias de vida das crianças
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui