Rio terá que criar sistema para ‘rastrear’ doses de vacina contra a Covid-19

Segundo os vereadores Ulisses Marins e Felipe Michel, o controle por meio de uma plataforma de dados poderá evitar fraudes e visa evitar desvios e ‘fura-filas’

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Lei nº 6.949/2021, de autoria dos vereadores Ulisses Marins (Republicanos) e Felipe Michel (Progressistas), foi promulgada pelo presidente da Câmara Municipal do Rio, vereador Carlo Caiado (DEM) nesta quarta-feira (16/06), após derrubada de vetos do prefeito Eduardo Paes ao projeto aprovado pelos vereadores. Ela determina que a cidade do Rio deverá criar um sistema de rastreamento e transparência da distribuição e aplicação de doses da vacina contra a Covid-19.

De acordo com o texto, deverão ser divulgadas em uma plataforma centralizada informações sobre as doses recebidas pela Prefeitura e repassadas aos postos de vacinação, identificando lote, fabricante e quantas doses foram aplicadas por unidade. As unidades de saúde farão o cadastramento do cidadão e colocarão no banco de dados.

O objetivo, segundo os autores, é evitar desvios e ‘fura-filas’. Segundo os parlamentares, o controle por meio da plataforma poderá evitar fraudes cometidas por profissionais mal intencionados, levando-os a responder por atos não condizentes aos responsáveis em cuidar da saúde das pessoas.

O vereador Felipe Michel explicou que a ideia é “como se ligasse um GPS na vacina quando a Prefeitura recebe e fica ligado até chegar na vacinação do cidadão“, garantindo mais transparência.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio terá que criar sistema para 'rastrear' doses de vacina contra a Covid-19
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Agora??? Com meses depois de iniciada a vacinação?
    Já andou muito a fila e tiveram muitos que furaram, espertalhões com atestados falsos – quem vai contrariar um papel apresentado? Quem se certifica que não seja falso?
    Enfim…
    Fora jovens e crianças… Essas deveriam ser as últimas. Mas já estão querendo vacinar. Elas pegam e transmitem. Mas tem baixa transmissão.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui