Rio terá roteiro de turismo religioso; termo de cooperação visa impulsionar o setor

Aos pés do Cristo Redentor, assinatura do documento que impulsiona turismo religioso contou com a participação do Rio CVB e de entidades religiosas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Evento aconteceu no Cristo Redentor | Foto: Danielle Medeiros/Divulgação

Nesta terça-feira (01/06), o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) e representantes de diferentes religiões assinaram, nesta terça-feira (1º), um termo de cooperação técnica do turismo religioso no Rio de Janeiro. O objetivo é destacar pontos turísticos históricos ligados à fé e incentivar a retomada do setor tão abalado pela pandemia. A cerimônia, que ocorreu no Cristo Redentor, foi transmitida ao vivo e está disponível no YouTube

O documento foi assinado pela presidente-executiva do Rio CVB, Sonia Chami, pelo reitor do Santuário do Cristo Redentor, Padre Omar, pelo fundador-presidente da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, Berthaldo Soares, pela diretora do Instituto Memorial do Holocausto, Sofia Debora Levy e pela gerente-geral do Centro Cultural Jerusalém, Eliane Cristina.

O ano de 2021 marca o aniversário de 90 anos do Cristo Redentor, data que é o ponto de partida para alavancar o turismo religioso em nossa cidade. Temos um conjunto de atrações como Catedral Metropolitana do Rio, o Santuário de Fátima, o Centro Cultural Jerusalém, o Grande Templo Israelita e o Monumento ao Holocausto, que o Brasil e o mundo precisam descobrir“, afirmou Sonia Chami, da Rio CVB.

Enquanto o Cristo Redentor recebe 3 milhões de turistas por ano, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida, SP) atrai 13 milhões. O objetivo do Rio CVB e dos demais parceiros é aumentar o fluxo nos próximos 10 anos. Se a cidade conseguir atrair 3% dos visitantes da Basílica de Aparecida, a economia do Rio de Janeiro pode ganhar R$ 300 milhões por ano.  

Advertisement

Com o trabalho de cooperação entre os diferentes agentes do trade turísticos, todo mundo ganha: a cidade ganha, os equipamentos ganham, a geração de empregos aumenta e a cidade passa a se desenvolver de forma sustentável. Ao mesmo tempo, nós passamos a pontuar o Rio de Janeiro como um lugar de extrema tolerância religiosa” defendeu Padre Omar.

O termo prevê que os signatários trabalhem juntos, em parceria com a Prefeitura, na captação de eventos, na criação de materiais publicitários e em campanhas para incentivar as atividades religiosas.

O evento foi encerrado pelo cantor Toni Garrido, que apresentou músicas em homenagem ao tema.

Roteiro religioso

Entre as ações já organizadas pelo grupo, está a criação de um roteiro turístico que pode ser utilizado para percorrer os equipamentos que são símbolo de fé no Rio de Janeiro.

  • Visitação ao Centro Cultural Jerusalém, em Del Castilho (aproximadamente 1h30 de duração)
  • Parada no Grande Templo Israelita, no Centro (30 min)
  • Visita à Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro (30 min)
  • Ida ao Cristo Redentor, para visitar o Santuário do Cristo (2h)
  • Visita ao Monumento ao Holocausto, em Botafogo (30min)
  • De lá, o passeio turístico segue pela orla até a última parada no Santuário de  Fátima, no Recreio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio terá roteiro de turismo religioso; termo de cooperação visa impulsionar o setor
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui