Rio terá série de ações em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGTQIA+

Eventos começam esta semana e vão até o mês de julho com atividades, feiras, shows e campanhas de combate ao preconceito

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/´Prefeitura

No próximo 28 de junho, data que tradicionalmente marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a Prefeitura do Rio realizará várias ações de promoção ao orgulho e de combate ao preconceito. A data marca a “rebelião de Stonewall”: uma série de manifestações de membros da comunidade LGBT contra a polícia de Nova York, que aconteceu em 28 de junho de 1969 e será celebrada por várias Secretarias que desenvolvem ações específicas sobre o tema.

Muitas das ações já começam a acontecer ainda esta semana e irão até meados de julho. Debates, campanhas de conscientização sobre combate ao preconceito, festivais, feiras e ações de estímulo ao empreendedorismo, além de uma iluminação especial na cidade farão parte das ações promovidas pela Prefeitura.

A Secretaria de Governo e Integridade Pública, através da Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual, Saúde, Cultura, Fazenda, Riotur e a Procuradoria Geral do Município são alguns dos órgãos especialmente dedicados ao tema.

Secretaria de Governo e Integridade Pública

Advertisement

A Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual, órgão ligado à Secretaria de Governo e Integridade  Pública, já vem desenvolvendo uma série de ações, desde o início do mês. No início de junho, a CEDS anunciou o Programa Diversidade Qualificada, uma parceria com o SENAC para cursos direcionados à população trans. Nos dias próximos à data, o Coordenador Carlos Tuffveson marcará presença em entrevistas, eventos e fará uma apresentação sobre o tema no dia 23/06, na OAB-RJ, participando do painel “Diálogo Fundamental para o enfrentamento à LGBTIfobia” que será realizado no Plenário Evandro Lins e Silva na sede da OAB-RJ.

No dia 28/junho, a CEDS estará presente na TriboQ, festival que acontece na Praça Mauá, apresentado pela Prefeitura com duração de cinco dias e com temática LGBTQIA+. A CEDS terá um stand no evento onde continuará a campanha lançada na véspera, com apoio da equipe do Projeto Garupa. A equipe fará cadastramento da população LGBTQIA+ que precise de acolhimento e de atenção básica de saúde. No stand também será feita distribuição de material informativo de prevenção à ISTs e do PREP e da PEP. Além disso, no stand estarão disponíveis todos os serviços que a CEDS já oferece, como assistência jurídica e psicológica.

No dia 30/junho, a CEDS lança a campanha de orgulho LGBTQIA+ na lona de Madureira.  A campanha vai consistir em distribuição de folders sobre PREP, sobre as ações desenvolvidas pela CEDS e sobre os serviços que a Prefeitura disponibiliza para apoiar esta população.

Em julho a CEDS realiza ainda outros eventos na lonas cultural de Realengo e no Circo Voador para reforço da campanha do orgulho LGBTQIA+.

Para Carlos Tufvesson, Coordenador de Diversidade Sexual, “o 28 de junho marca a primeira vez que a comunidade LGBTQIA+ lutou pelos seus direitos civis. Se temos os mesmos deveres, temos que ter também os mesmos direitos. A importância de celebrar essa data é porque ela provoca a discussão de vários aspectos que estão acontecendo na realidade da comunidade. Como, por exemplo, o aumento de crime de ódios em 36%, o fato de o Brasil ser o país do mundo que mais mata pessoas trans, travestis e homossexuais, como também o aumento, este ano, de agressões a mulheres trans: o número dobrou esse ano. Estamos assistindo a uma escalada de ódio e essas datas são importantes para trazer aliados para essa causa. Afinal ninguém precisa ser LGBT para lutar contra a LGBTQIA+fobia”.

Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde também realiza várias ações no mês do Orgulho. No dia 26/06, acontece um Ciclo de Debates sobre cuidado integral da população LGBTQIA+ na Atenção Primária à Saúde com a Secretaria de Promoção à Saúde, no Clube de Engenharia, no Centro.

E no dia 28/06, o Projeto Arco-Íris realiza ações de conscientização sobre o tema na Clínica da Família Anthidio Dias da Silveira, no Jacarezinho. O projeto é uma iniciativa da unidade por meio do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo da iniciativa é ser porta de entrada para acolhimento e oferta de cuidado integral para a população LGBTIA+ do Rio de Janeiro, trabalhar para a formação de médicos de Família e Comunidade competentes para fazer uma abordagem integral que rompa com as violências e preconceitos, além de garantir acesso desse público às unidades de saúde referência.

Riotur

Em celebração à diversidade e para lembrar a luta por direitos da comunidade LGBTQIA+, a Prefeitura do Rio, por meio da Riotur e da Secretaria Municipal de Cultura, realizam o “Rio em Cores”, ação que envolve dois eventos neste junho, nos bairros da Ilha do Governador e da Lapa. Juntando lazer e prestação de serviços, buscam proporcionar tanto diversão quanto aprendizado.

Na Ilha do Governador, a Feira das Cores reunirá no dia 25/06, a partir das 14h, no espaço externo da Areninha Carioca Renato Russo, artesanato, alimentação, bazar e tatuagens com a participação de 20 empreendedores da comunidade LGBTQIA+. Enquanto isso, uma programação artística ocupa o palco da Areninha: cinco drag queens se apresentam, incluindo Fenty Hanna, Lola Swan e Wiggy Nova. Rodas de conversa com a Comissão de Diversidade e Gênero da OAB da Ilha do Governador e entre membros da comunidade discutirão sobre desafios e conquistas nas áreas da saúde, educação e direitos.

A Feira Cultural Amo Diversidade acontece no dia seguinte, 26/06, na Rua do Resende, na Lapa. Assim como na Feira das Cores, além de música ao vivo, empreendedores de diversas áreas participarão do evento.

Símbolo LGBTQIA+, o arco-íris vai caracterizar os Arcos da Lapa, por meio de iluminação a laser, que garante maior impacto e qualidade na visualização. A iluminação acontece nas noites de 24/06 a 28/06, sexta a terça-feira, sendo este último o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, das 18h às 06h.

Com os eventos que colocam em destaque a comunidade LGBTQIA+, a Riotur reforça que o Rio está aberto à diversidade e comprometido a combater preconceitos relacionados à orientação sexual e identidade de gênero. “Por meio da ação Rio em Cores, a cidade do Rio dá mais um passo em direção ao reconhecimento, afirmação, reafirmação e valorização da diversidade, posicionando-se como uma cidade aberta para todos”, disse o presidente da Riotur, Bruno Mattos .

Secretaria Municipal de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura promove, na sexta-feira, 24/06, das 13h às 17h, um evento no MAR com debates sobre “Cultura Queer nos espaços de arte e cultura” e oficinas. Além disso, de quinta a domingo, também de 13h às 17h, a biblioteca do MAR promove um ponto de leitura com um espaço interativo voltado para literatura com temas como acessibilidade e LGBTIA+.

No dia 25/06, a Secretaria promove ainda, na Arena Carioca Renato Russo, na Ilha do Governador, a “Feira das Cores”, em parceria com a RioTur. Já no Museu de Arte do Rio, durante todo o mês de junho, a cobertura do prédio ficará iluminada com as cores da bandeira LGBTQIA+. A ação é uma parceria com a Câmara LGBT e faz parte do projeto “Circuito Rio de Cores”.

Secretaria Municipal de Fazenda

Mais de 30 servidores que trabalham no atendimento ao contribuinte da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento participaram, na quarta-feira (8/6), de uma palestra sobre diversidade, com foco nas legislações existentes e em práticas que representam respeito e empatia à população LGBTQUIA+. O tema foi debatido por Daniela Murta, da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEBDS), da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública.

 O treinamento teve como objetivo qualificar o atendimento do servidor, respeitando a diversidade: “Temos que entender que a diversidade abrange todos nós e, por isso, é importante repensar nossos processos”, afirmou.

Procuradoria Geral do Município

A Procuradoria do Município do Rio realiza no dia em que se comemora o Orgulho Gay (28/6) uma palestra que vai discutir os direitos da população LGBTQUIA+. O encontro intitulado de “A igualdade e a proteção dos direitos do cidadão LGBTQIA+ carioca”  vai reunir Procuradores do Município e representantes  da Coordenadoria de Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio.

“Esse é o segundo ano em que realizamos um evento voltado para essa temática. Respeitamos a diversidade e entendemos que o debate acerca dos direitos da população LGBTQUIA+ ultrapassa a data, a efeméride e trata-se, sobretudo, de uma questão de direitos humanos”, comenta o Procurador-Geral, Daniel Bucar que é um dos mediadores do evento.

Para falar sobre o assunto, o Procurador e Diretor do Centro de Estudos da PGM, Rafael Oliveira, convidou o Coordenador Executivo da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, Carlos Alberto Tufvesson. “Quero propor uma reflexão sobre a necessidade da elaboração de leis e, especialmente, o cumprimento das já existentes, voltadas para a proteção de minorias. E não são se tratam de normas de favorecimento, até porque a comunidade LGBTQIA+ luta por igualdade de direitos, e igualdade de direitos só vem com igualdade de oportunidades. Mas, não podemos perder de vista, por exemplo, que essa população LGBT, das minorias, é única expulsa de casa por sermos quem somos fora os índices altíssimos de violência doméstica”, acrescenta o Coordenador.

O evento, que começa às 15h, será realizado de forma presencial para os integrantes da PGM, mas também será  transmitido  ao vivo para o público externo, que poderá acompanhar  a palestra  por meio do canal da PGM Rio no Youtube.

Resumo da Programação:

·         23/06, 10h – Carlos Tufvesson participa do painel “Diálogo Fundamental para o enfrentamento à LGBTIfobia” na sede da OAB-RJ

·         24/06, 13h às 17h – Evento no MAR com debates sobre “Cultura Queer nos espaços de arte e cultura” e oficinas

·         24/06 a 28/06, das 18h às 06h – Iluminação especial nos Arcos da Lapa

·         25/06, 14h – Feira das Cores, na Areninha Carioca Renato Russo

·         26/06 – Ciclo de Debates com a Secretaria de Promoção à Saúde, no Clube de Engenharia

·         26/06 – Feira Cultural Amo Diversidade

·         28/06, 15h – Palestra Carlos Tufvesson A igualdade e a proteção dos direitos do cidadão LGBTQIA+ carioca” no Auditório da PGM-Rio

·         28/06 a 03/07 – Festival TriboQ com stand de atendimento à população LGBTQIA+

·         28/06 –  Projeto Projeto Arco-Iris na Clínica da Família Anthidio Dias da Silveira

·         30/06 – Lançamento da campanha de combate ao preconceito na Lona Madureira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio terá série de ações em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGTQIA+
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Rio terá série de ações em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGTQIA+
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui