Rio terá seu primeiro Conselho de Favelas; veja como participar da iniciativa

O objetivo do Conselho de Favelas é elaborar políticas públicas e debater soluções para as áreas menos assistidas da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Pela primeira vez, a cidade do Rio vai ter um Conselho de Favelas, e a população pode contribuir para a construção da iniciativa por meio de uma consulta pública que já está disponível no site Participa Rio. Ao acessar o formulário, o cidadão deve informar, por exemplo, a área do município da residência, e se integra algum movimento social. Na sequência, há perguntas sobre a organização do futuro conselho. Entre elas, se deve ser dividido por regiões, número de membros e qual o melhor critério de escolha dos conselheiros.

Os cariocas têm até 9 de março para dar sua opinião na enquete. Um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria de Governo e Integridade Pública já está participando de reuniões desde o início do mês e conta com a participação de representantes das secretarias da Juventude Carioca, de Política e Promoção da Mulher e de Ação Comunitária.

Durante as reuniões do grupo de trabalho está sendo elaborada uma proposta para concretizar os compromissos desse movimento inédito, que é olhar para as favelas e territórios periféricos como espaços de atenção especial. O objetivo do Conselho de Favelas pode ser sintetizado em duas ações fundamentais: aprimorar a elaboração, a execução e o acompanhamento das políticas públicas voltadas para esses territórios e trazer para o debate público vozes e ideias que podem apresentar para os diversos setores da cidade todas as potências produzidas nesses locais.

O comitê de trabalho foi instituído por meio do Decreto 48.398, publicado no primeiro dia da nova gestão.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio terá seu primeiro Conselho de Favelas; veja como participar da iniciativa
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui