Rio teve outubro mais chuvoso dos últimos 12 anos

Novembro começou na mesma toada, com 25% da chuva esperada para o mês caindo nas primeiras 14 horas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

Algo com o tempo não parecia certo na cidade do Rio, o mês de outubro, geralmente marcado pelas altas temperaturas como uma espécie de aquecimento para o verão, registrou chuva em 26 dias dos seus 31 e deixou cariocas e turistas intrigados. Pois agora eles tem resposta. Um levantamento feito pelo Climatempo mostra que outubro de 2021 foi o mais chuvoso dos últimos 12 anos.

A estação meteorológica da Vila Militar, na Zona Oeste da Capital Fluminense, teve 132,2 mm de chuva acumulada enquanto em 2009 foram registrados 134,2 mm. O acumulado também ficou 53% acima da média histórica de chuvas em outubro. Segundo o Alerta Rio, da prefeitura , foram 26 das chuvosos em outubro.

Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) do Alto da Boa Vista o último mês até registrou um acumulado menor de chuvas em comparação a outubro de 2020. Entretanto, o volume foi 31% maior que média histórica.

A meteorologista do Climatempo Doris Palma esclarece as chuvas não foram causadas pelas muitas frentes frias que passaram pela cidade no período. De acordo com ela, um aumento da temperatura do mar próximo à costa do Rio facilitou a formação das chuvas. Essa variação é comum, ocorre em alto mar e tem a influência de diversos fatores, como as correntes marítimas.

Advertisement

Novembro, continuação de outubro?

Se outubro terminou chuvoso, novembro não trouxe muitas novidades, segundo o INMET, nas primeiras 14 horas do penúltimo mês do ano, choveu, em média, 31mm. O Centro de Operações do Rio (COR) afirma que essa quantidade média é 25% do esperado para o mês com base na série histórica.

A cidade está em estágio de mobilização desde o domingo (31/10), às 18h25, de acordo com o COR, que também informou que nas últimas 24h, Sepetiba, Ilha do Governador e Barra/Barrinha foram os locais com mais chuva na cidade.

Previsão semana

O feriado de Finados, nesta terça-feira (02/11), será com chuva fraca a moderada em diversos pontos da cidade, a máxima não deve passar dos 25ºC, enquanto a mínima pode atingir 17ºC.

Já a quarta-feira (03/11), o tempo começa a dar sinais de melhora, não há previsão de chuva e o sol pode aparecer timidamente entre as nuvens. As temperaturas permanecem praticamente as mesmas, com máxima de 26ºC e mínima de 17ºC.

Na quinta-feira (04/11) e na sexta-feira (05/11), a temperatura sobe um pouquinho mais, com os termômetros marcando 28ºC de máxima e 16ºC de mínima. Também não há previsão de chuva.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio teve outubro mais chuvoso dos últimos 12 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui